Manifestantes que estão acampados na Esplanada dos Ministérios tentaram invadir o Ministério da Saúde na manhã desta quarta-feira (8/9). O grupo pró-governo está no local desde segunda-feira (6) e veio à capital para os atos do Dia da Independência.
Negacionistas e contrários à vacina, os bolsonaristas foram contidos pela segurança do Ministério, que impediu a entrada dos vândalos apoiadores do presidente.
Os manifestantes também tentaram hostilizar jornalistas que estavam próximos do local e ameaçaram pessoas que estavam no local e não concordavam com a invasão.
Um homem agredido por manifestantes bolsonaristas na manhã desta quarta-feira (8/9), na Esplanada dos Ministérios, conta que foi atacado com xingamentos, socos e chutes. Identificado como Anamim Lopes Silva, ele é auditor aposentado da Controladoria-Geral da União (CGU).
Anamim conta que havia saído de casa para fazer a prova de vida da Previdência Social em uma agência bancária. No caminho, ele passou pelo ato bolsonarista e fez comentários críticos ao governo federal. Os manifestantes cercaram o homem e o agrediram com xingamentos, “chutes e socos na costela”, conforme relato publicado nas redes sociais.
O Sindicato de Jornalistas do Distrito Federal afirma que jornalistas estão abrigados dentro do Ministério da Saúde após uma tentativa de hostilização por parte de bolsonaristas.
À reportagem, a pasta confirmou a tentativa de invasão, no entanto, não deu mais detalhes. “O pessoal tentou entrar, mas os seguranças não deixaram. Não há feridos”, disse a assessoria do ministério.
Fonte: Metrópoles