Estudo feito com 805 pessoas aponta que ganhos de eficiência em Inteligência Artificial vão compensar os custos

O investimento em Inteligência Artificial (IA) promete bons retornos para os varejistas. É o que aponta a pesquisa “IA no Varejo”, realizada pelo Latam Retail Show, em parceria com o QualiBest, com 805 pessoas, representando o perfil do internauta brasileiro. O estudo revela que 61% dos consumidores acreditam que a IA pode aumentar a competitividade por meio de melhores preços e 43% enxergam uma oportunidade de aumentar as vendas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões.

Para 32% dos entrevistados, os ganhos de eficiência proporcionados pela Inteligência Artificial vão compensar os custos, demonstrando uma visão otimista sobre a IA como uma solução econômica a longo prazo. As mulheres, no entanto, são mais conservadoras, já que nenhuma delas acredita que isso dependerá do tipo de produto e da tecnologia utilizada.

Outro dado interessante da pesquisa é que 26% dos participantes consideram que a IA trará benefícios aos consumidores por meio de processos de compra mais rápidos e eficientes. Além disso, 26% creem que trará melhorias no atendimento ao cliente por chatbots e assistentes virtuais. Aliás, os assistentes virtuais para ajudar nas compras é a funcionalidade mais desejada pelos consumidores (43%). Os homens são os mais ansiosos por esse suporte nas compras.

Segundo Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, a tecnologia está revolucionando o varejo, trazendo mudanças significativas, tanto para experiência de compras, quanto para as operações, dos lojistas. “O uso da IA está criando um cenário onde os consumidores podem desfrutar de uma experiência de compra mais competitiva e personalizada, enquanto os varejistas têm a oportunidade de otimizar suas operações e acelerar processos decisórios. Além disso, há uma expectativa crescente de que os avanços em IA resultarão em benefícios econômicos a longo prazo, com muitos acreditando que a tecnologia compensará seus custos”, analisa.

Qualidade do produto e experiência de compra

Outro dado importante apresentado no levantamento é que 76% dos entrevistados afirmaram que a IA pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos oferecidos pelas lojas, tanto por meio de melhores recomendações quanto pelo controle de qualidade. Apenas 20% disseram que a tecnologia não afetará a qualidade do produto.

Ademais, quando questionados sobre como a IA pode melhorar a experiência de compra online em comparação com as lojas físicas, 44% de todos os entrevistados afirmaram que ela pode proporcionar recomendações e uma navegação mais personalizada.

Esse percentual aumenta para 51% entre os entrevistados com idades entre 25 e 34 anos, bem como entre aqueles com 35 a 44 anos. Em contraste, entre os participantes com mais de 45 anos, cerca de 24% acreditam que a experiência online, mesmo com a IA, não superará a visita a uma loja física.

Privacidade e empregos

Apesar dos benefícios, o uso da Inteligência Artificial levanta preocupações. Em relação à segurança mais de 80% se sentem confortáveis com o uso da IA na personalização das ofertas, mas 46% demonstram algumas restrições em termos de privacidade.

Essa percepção é semelhante quando os entrevistados expressam suas preocupações sobre a quantidade de dados pessoais que as lojas de varejo podem coletar ao utilizar IA. Enquanto 53% afirmam estar preocupados, mas aceitam um certo nível de coleta, 33% se mostram muito preocupados. Entre as pessoas com mais de 45 anos, essa preocupação aumenta para 39%.

Quando o assunto é emprego, a pesquisa revela que 31% dos entrevistados acreditam que a implementação da IA pode resultar na perda de empregos. Entre as mulheres a preocupação é maior.

IA nos meios de pagamento no varejo

A adoção de novas tecnologias de pagamento baseadas em Inteligência Artificial, como reconhecimento facial e biometria, mais de 80% dos consumidores afirmam estar dispostos a utilizar essas soluções. O percentual ultrapassa 50% entre o público com idades entre 25 e 44 anos. No entanto, 39% dos consumidores expressam preocupações com a segurança dessas tecnologias.

O avanço dessas formas de pagamento tem o potencial de transformar a experiência de compra, tornando o processo mais rápido e seguro, além de reduzir a necessidade de caixas físicos. Uma mudança que 26% dos participantes da pesquisa acreditam que se consolidará, com 32% dos entrevistados prevendo a introdução de novas tecnologias de pagamento.

Ao lado dessa revolução tecnológica, a IA surge como uma aliada crucial na redução de fraudes nos pagamentos, conforme indicado por 80% dos entrevistados, com 42% dizendo que dependerá de implementação. Ao integrar sistemas mais avançados de detecção de anomalias, os varejistas podem aumentar a segurança das transações e, assim, conquistar a confiança dos consumidores.

Além disso, com a transição para um comércio cada vez mais digital e sem o uso de dinheiro físico, 49% dos consumidores acreditam que a IA pode acelerar esse movimento, transformando o varejo em um ambiente mais seguro e eficiente.

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