Recurso será disponibilizado nos principais produtos da big tech nos próximos meses

Com a popularização e o avanço da inteligência artificial tem ficado cada dia mais difícil identificar se um conteúdo é ou não gerado por IA. Mas uma nova tecnologia que está em desenvolvimento pelo Google promete ajudar a resolver este problema.

A solução, anunciada na terça-feira (17), mostra se uma foto foi tirada com uma câmera, editada por software ou produzida por IA generativa. “Esse tipo de informação ajuda nossos usuários a tomar decisões mais informadas sobre o conteúdo com o qual estão interagindo – incluindo fotos, vídeos e áudio – e cria alfabetização e confiança na mídia”, disse Laurie Richardson, vice-presidente de Confiança e Segurança da big tech, em comunicado.

Para este projeto, o Google se juntou, no início do ano, à Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA). Desde então, tem trabalhado com os outros membros do grupo para desenvolver e avançar a tecnologia usada para anexar informações de procedência ao conteúdo.

A empresa colaborou na versão mais recente (2.1) do padrão técnico Content Credentials. Esta versão, explica, é mais segura contra uma gama mais ampla de ataques de adulteração devido a requisitos técnicos mais rigorosos para validar o histórico da procedência do conteúdo.

Nos próximos meses, ela será introduzida nos principais produtos da gigante da tecnologia. Um deles é a pesquisa. Se uma imagem contiver metadados C2PA, as pessoas poderão usar o recurso “Sobre esta imagem” para ver se ela foi criada ou editada com ferramentas de IA. Estará disponível no Google Imagens, Lens e Circle.

Metadados C2PA também serão integrados aos sistemas de anúncios. “Nosso objetivo é aumentar isso ao longo do tempo e usar sinais C2PA para informar como aplicamos políticas-chave”, comentou Richardson. “Também estamos explorando maneiras de retransmitir informações C2PA aos espectadores no YouTube quando o conteúdo é capturado com uma câmera, e teremos mais atualizações sobre isso no final do ano.”

Apesar das altas expectativas, há muitos desafios de adoção e interoperabilidade para que a tecnologia funcione em uma ampla variedade de hardware e software. Como destaca reportagem do The Verge, apenas um punhado de câmeras da Leica e da Sony suportam o padrão técnico aberto do C2PA, que adiciona metadados de configurações da câmera, bem como os dados e o local de onde uma imagem foi tirada.

Além disso, os aplicativos Photoshop e Lightroom da Adobe podem adicionar dados C2PA, mas Affinity Photo, Gimp e muitos outros não. Também há questões em torno de como visualizar os dados depois que eles são adicionados a uma foto, com a maioria das grandes plataformas online não oferecendo rótulos.

“Estabelecer e sinalizar a procedência do conteúdo continua sendo um desafio complexo, com uma série de considerações baseadas no produto ou serviço”, admitiu Richardson. “E embora saibamos que não há uma solução mágica para todo o conteúdo online, trabalhar com outros na indústria é essencial para criar soluções sustentáveis e interoperáveis.”

Por Renata Turbiani