Em 13 de setembro, como parte da Plataforma Cultural “A UCRÂNIA ESTÁ ABERTA AO MUNDO”, ocorreu uma discussão intitulada “Cultura Ucraniana — Uma Voz em Tempos de Guerra”. A discussão foi moderada por Mykola Tochytskyi, o Ministro da Cultura e Comunicações Estratégicas da Ucrânia.

Ele enfatizou que o Ministério da Cultura e Comunicações Estratégicas da Ucrânia, juntamente com o setor empresarial, deve trabalhar para preservar a herança e a identidade ucranianas.

“A identidade ucraniana precisa ser claramente comunicada aos nossos amigos, aliados e parceiros. O Ministério se esforçará para ser um parceiro de todos. Sem parceria, não acho que conseguiremos muito”, disse Mykola Tochytskyi.

O Ministro garantiu que o Estado fará todo o possível para que o slogan “A Ucrânia está aberta ao mundo” se torne “O mundo está aberto à Ucrânia”.

O embaixador do Japão Matsuda Kuninori enfatizou que há muitas semelhanças entre a Ucrânia e o Japão, incluindo a herança similar de samurais e cossacos. Ele observou que a Ucrânia está localizada no oeste e o Japão no leste do continente eurasiano.

“Existem muitos estados incorretos entre nós, que geram tantos problemas, guerras, injustiças e ódio. Isso nos une”, destacou Matsuda Kuninori.

O diplomata também compartilhou que o orçamento de defesa do Japão é de 1% do PIB, enquanto o orçamento para cultura é significativamente maior, destacando sua importância para o país. Ele vê o desenvolvimento do turismo como a chave para o sucesso futuro da Ucrânia.

O embaixador da Itália, Carlo Formosa, falando online de Odesa, observou que a Itália gasta oficialmente 1% do PIB em cultura, com 1,5 milhão de pessoas empregadas na indústria criativa e a maioria dos locais do Patrimônio Mundial da UNESCO localizados na Itália. Ele destacou que, de acordo com a experiência italiana, a indústria cultural na Itália recebeu um impulso após as guerras nas quais a Itália estava envolvida.

“Entendemos o valor da cultura e a importância de preservá-la. É por isso que estou em Odesa como parte de uma missão de patrocínio para criar várias áreas de cooperação – planejamento urbano, capacitação e outros campos – não apenas para preservar, mas também para criar oportunidades de impacto cultural”, disse ele.

O embaixador da Bélgica na Ucrânia, Luc Jacobs, afirmou que as conexões culturais entre a Ucrânia e a Europa são “muito evidentes”, citando a industrialização do leste da Ucrânia por investidores ocidentais como exemplo.

“Este não é o trabalho de Stalin – é o trabalho de investimentos estrangeiros vindos da Bélgica, França, Grã-Bretanha e Suíça. Depois de apenas um mês em Kiev, vejo que o interesse nisso ainda está muito, muito vivo, e estou ansioso para continuar este trabalho”, disse ele.

O embaixador britânico na Ucrânia, Martin Harris, lembrou dos projetos entre a Ucrânia e o Reino Unido visando promover a cultura ucraniana e chamou a cultura ucraniana de criticamente importante. Ele enfatizou a necessidade de promover a cultura ucraniana agora: “Porque sabemos que, por meio da cultura, os ucranianos estão atualmente resistindo à Federação Russa”, afirmou.

Martin Harris enfatizou que agora é o momento em que o renascimento da cultura ucraniana pode ser compartilhado globalmente. “É muito importante aproveitar esta oportunidade, este momento, para promover a cultura ucraniana no Reino Unido e na Europa”, ressaltou o diplomata.

O objetivo da Plataforma Cultural é abordar a promoção da cultura ucraniana em todo o mundo, criar uma imagem positiva e promover produtos culturais para parceiros internacionais. Ela também visa encontrar um lugar para a cultura ucraniana na diversidade global, combinar e trocar experiências em promoção cultural, analisar casos culturais ucranianos bem-sucedidos e interessantes e expandir o círculo de apoiadores da Ucrânia e sua cultura durante a guerra.

Fonte: Ministério da Cultura e Comunicações Estratégicas da Ucrânia.