Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação acompanhou, nesta quinta-feira (12), cerimônia de lançamento do projeto em Campinas (SP) que vai fortalecer o desenvolvimento tecnológico da região
ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta quinta-feira (12), do lançamento da pedra fundamental do Hub de Inovação, localizado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em Campina (SP). O projeto tem como objetivo oferecer um espaço para aprimorar o desenvolvimento de profissionais e empresas de tecnologias na região.
O Hub de Inovação é um projeto com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), com apoio do MCTI e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O contrato assinado com a Finep tem prazo de execução de 36 meses e prevê a destinação de recursos não reembolsáveis, no valor total de R$ 13,6 milhões. “Por tudo o que estamos vendo aqui, a missão da Ciência e Tecnologia está sendo cumprida. A tecnologia com a inovação é o caminho que a gente pode usar para vencer os desafios. A industrialização avançada nos coloca à altura do que o Brasil é”, destacou.
O presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, agradeceu a visita e a confiança do MCTI na atuação da organização. “Todos os recursos que o MCTI destina ao CPQD são devolvidos para a sociedade e para o Brasil, de forma inimaginável, com conectividade, inclusão digital e econômica, colocando o Brasil na fronteira tecnológica.”
Hub de Inovação
O Hub de Inovação, com foco na Internet do Futuro – Web 3.0 e sua evolução (Web3+), funcionará em uma área de 2,7 mil metros quadrados, distribuídos em um prédio de três andares. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2025.
O principal objetivo é fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa e investidores envolvidos com a inovação e tecnologia. O novo hub tem sua base no Parque Tecnológico do CPQD (Pólis de Tecnologia), onde terão espaços destinados às iniciativas e atividades programadas, como eventos, treinamentos, desenvolvimento de projetos colaborativos de inovação, startups e encontros entre parceiros.
Outros projetos
Durante a visita ao CPQD, a ministra Luciana Santos também conheceu alguns dos projetos de inteligência artificial do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI) e de mobilidade elétrica, desenvolvidos pelo centro. Entre eles estão o Programa de Residência Tecnológica, responsável por capacitar 100 jovens e profissionais do mercado para atuarem em projetos que demandam competências tecnológicas específicas; o OpenRAN, que visa acelerar o desenvolvimento de redes abertas e desagregadas a partir de pesquisa, inovação e capacitação em tecnologias e aplicações 5G; o “Projeto Ilíada”, voltado para contribuir com a transformação digital do país e para as iniciativas de governo digital, além de estimular o domínio da tecnologia blockchain no Brasil; e também o “Computação Quântica”, que prevê a exploração de tecnologias como Geração Quântica de Números Aleatórios (QRNG), Distribuição Quântica de Chaves (QKD) e Algoritmos de Criptografia Pós-quântica (PQC) e faz parte de programas de conectividade que também são trabalhados pelo CPQD.
Sobre o CPQD
O CPQD é um dos maiores centros de inovação e desenvolvimento da América Latina. Fundado em 1976, a entidade possui foco em tecnologias da informação e comunicação (TIC). O CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para o desenvolvimento e exportação de tecnologia no país.