Vacinas foram distribuídas em sete municípios da região de Rondonópolis. Secretaria de Saúde do Estado disse que já orientou prefeituras para que imunizantes sejam retidos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que Mato Grosso recebeu 910 doses de um dos lotes da CoronaVac que foram suspensos de forma cautelar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste sábado (4). A medida proíbe a distribuição e o uso de doses envasadas em uma planta (local de fabricação) não aprovada pelo órgão.

O lote em questão é o L202106038. No estado, as vacinas foram distribuídas para a regional de saúde de Rondonópolis e enviadas a sete municípios da região: Dom Aquino, Itiquira, Juscimeira, São José do Povo, Santo Antônio do Leste, São Pedro da Cipa e Tesouro.

Segundo a SES-MT, esses sete municípios já foram alertados para que retenham essas doses, caso ainda não tenham sido aplicadas, até nova orientação do Ministério da Saúde.

Entenda o caso
A Anvisa foi informada na sexta-feira (3) pelo Instituto Butantan que a farmacêutica Sinovac, fabricante dos insumos da vacina, enviou para o Brasil 12.113.934 doses na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses).

Porém, a agência afirma que a unidade fabril responsável pelo envase dessas doses não foi inspecionada e aprovada na Autorização de Uso Emergencial concedida à CoronaVac.

A Anvisa disse que o Butantan informou ainda que outros 17 lotes que somam 9 milhões de doses também envasados no local não inspecionado pela agência estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui