A produção de energia por fontes renováveis orienta criações tecnológicas e chama a atenção nas redes sociais. É o caso da célula fotovoltaica desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e compartilhada pelo perfil Vidabr no Instagram. O destaque fica por conta da espessura da célula.
A postagem conta com mais de 6,6 milhões de visualizações. O protótipo foi desenvolvido em 2022 pelo Departamento de Física da UFPR, sob coordenação da professora Lucimara Stolz Roman.
A especialista explica ao site da universidade que a célula fotovoltaica foi desenvolvida por meio da evaporação de uma solução composta por diversos semicondutores. A depender da secagem do material e do tratamento térmico aplicado, o filme terá uma estrutura diferente, o que pode alterar suas propriedades elétricas, que afetam a geração de energia.
O processo foi feito pelo Grupo de Dispositivos Nanoestruturados da UFPR (DiNE). Em entrevista ao site da universidade, Roman explica como a célula fotovoltaica funciona. “O processo que desenvolvemos em nosso laboratório em parceria com a UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] consistiu em descobrir que um polímero semicondutor contendo um átomo de silício em sua cadeia polimérica combinado com uma molécula aceitadora de elétrons, o fulereno, poderia sofrer uma ligação química depois do filme feito. Foi possível demonstrar que essa reação química ocorre através de um tratamento térmico após a deposição do filme, após evaporação do solvente”.
A técnica foi patenteada pela UFPR e busca solucionar pontos como a durabilidade e eficiência das células fotovoltaicas. “No sistema evidenciado como prova de conceito na carta de patente, a célula solar triplicou sua eficiência de conversão luminosa com essa etapa”, acrescenta a pesquisadora.
Na seção de comentários da publicação, os usuários destacam a inovação do processo. “Parabéns, simplesmente incrível. Brasil fonte inesgotável de talentos!”, escreveu um rapaz. “Parabéns ao pessoal que está envolvido nessa maravilha. Povo do Paraná, vocês estão de parabéns”, pontuou uma moça.