SMIT marca presença e pontua o desenvolvimento da capital em ‘Resiliência e Sustentabilidade’
Na última terça-feira, 07, a cidade de Santo André, localizada na região da Grande São Paulo vinculada ao ABC paulista, sediou a última edição do Smart City com o tema “Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis”. O evento aconteceu no Teatro Conchita de Moraes, no bairro de Santa Teresinha, às 09hs. O Vice-Governador de São Paulo, Felício Ramuth, e o Secretário Adjunto da SMIT, representando o Prefeito Ricardo Nunes, Humberto de Alencar, estiveram presentes na cerimônia.
Ao todo, foram 18 cidades do estado que demonstraram os efeitos positivos de se tornarem cidades inteligentes onde discutiram maneiras de aprimorar, abranger os impactos sociais e ambientais com o auxílio de novas tecnologias como a Inteligência Artificial, por exemplo. Ramuth compartilhou suas experiências na implementação dos recursos necessários para alcançar os indicadores e obter o certificado ABNT, em São José dos Campos. São Paulo também foi uma das primeiras cidades a adotar o conceito de Smart City.
O Secretário Adjunto da SMIT, Humberto de Alencar, discorreu sobre os projetos da SMIT e como a tecnologia e inovação contribuem para otimização de processos para os serviços prestados à população, principalmente por que tudo que se faz na cidade de São Paulo tem volumetrias enormes não encontradas na maioria das cidades, pois tem uma população maior que muitos países (ex. Portugal, Bélgica, Suíça, Suécia etc). Apresentou também os trabalhos de desburocratização de processos e compras públicas para soluções inovadoras, como o decreto que regulamente no município o Marco das Startups e o Marco da Tecnologia e Inovação, em fase final, bem como a regulamentação da Lei Sampa SandBox:
“Precisamos mostrar para o mundo o quanto estamos preparados com ‘Inovação e Tecnologia’ e tirar de vez essa visão que a gente sempre busca tecnologia lá fora e não produz aqui. A gente produz muita tecnologia com o foco de melhorar a vida das pessoas e, em alguns casos, salvar vidas, como o exemplo das tecnologias aplicadas a antecipar eventos climáticos extremos e mitigar os riscos à população, como o Sistema Urano, as ações do programa Baixas e Altas Temperaturas.”
Alencar mencionou alguns programas da Prefeitura de São Paulo que utilizam soluções inovadoras como o caso do Sistema Gaia, que analisa em tempo real a qualidade do asfalto de São Paulo, abrangendo cerca de 91,7% das vias avaliadas até o momento. O Descomplica SP, da Secretaria de Inovação e Tecnologia, também emprega ferramentas tecnológicas para facilitar a vida dos munícipes paulistanos. Entre os serviços mais pedidos, estão a atualização e assistência social do CADÚnico, solicitação da primeira e segunda via do bilhete único do idoso e por fim, o requerimento do seguro desemprego.
Ao final de sua apresentação convidou as prefeituras e empresas presentes a participarem dos eventos organizados pela Prefeitura de São Paulo através da SMIT e SP Negócios: IOT Congress & Expo, entre os dias 06 e 07 de junho, no Transamérica Expo Center, e o Tech Trends, entre os dias 25 e 26 de junho, no Expo Center Norte.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: Prefeitura de São Paulo