Os smartphones são essenciais no nosso dia a dia, mas podem causar dependência e isso é prejudicial tanto para a carreira quanto para a saúde, alertam especialistas

Os celulares são itens essenciais no nosso dia a dia. Neles guardamos desde documentos a meios de pagamento, além de acessar redes sociais e e-mails. Sair de casa sem eles, hoje parece impensável. Mas smartphones podem causar dependência e isso é prejudicial ao futuro profissional e até a saúde.

O The Washington Post aponta que uma pesquisa da Gallup mostra que cerca de 58% dos adultos norte-americanos disseram que usam demais seus smartphones, um salto em relação aos 39% que se sentiam assim em 2015.

Esse uso é tão viciante que Andrew McCaskill, especialista em carreira do LinkedIn, diz que hoje já há quem olhe o celular durante uma entrevista de emprego. Um grave erro na visão dele.

“É muito difícil reverter a percepção de alguém sobre você, mesmo que esteja errada. Os relacionamentos são importantes. Eles vão salvá-lo em sua carreira quando os resultados não o fizerem”, afirma McCaskill.

Como controlar o “relacionamento” com seu telefone? Veja essas 6 dicas.

Acompanhe seu uso

Há diversas maneiras de rastrear quanto tempo você fica na frente da tela do smartphone. É possível manter um registro mental ou documentá-lo em um Excel, por exemplo. Há ainda apps que registram o uso e notificam o usuário. Outra opção, apontada por Julia Briskin, cientista de dados de pesquisa da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, é simplesmente perguntar às pessoas de confiança se elas acham o seu uso do telefone problemático.

Faça um detox digital

Tire uma semana ou mês de “folga” do seu celular. Claro que a ideia não é ignorar mensagens de texto do trabalho, mas evitar redes sociais e responder mensagens que não são importantes. É uma boa forma de avaliar a dependência.

Alterar as configurações

Configure o aparelho para receber notificações dos aplicativos importantes. É possível selecionar horários específicos, como almoço e antes e depois do trabalho, para receber essas notificações. Aproveite também os recursos “Não perturbe” e defina temporizadores para alertar quando você pode ou deve parar de usar o telefone.

Entenda a cultura da sua empresa

Há lugares que aceitam o uso do aparelho celular durante o expediente e até o estimulam por fazer parte do trabalho, mas há outros que não. Portanto, entenda as normas e expectativas culturais do seu emprego.

Diga às pessoas o que você está fazendo

Na maioria dos ambientes sociais ou corporativos, o uso do celular não é proibido, mas principalmente no trabalho é importante fazer isso sem incomodar os outros.

“Não use seu telefone em nenhum ambiente onde o envolvimento e o contato visual sejam esperados”, alerta McCaskill, ao se referir às reuniões de grupo, individuais, entrevistas, apresentações e até mesmo em conversas casuais com colegas.

Se tiver e-mails ou mensagens importantes para receber, a sugestão dos especialistas é conferir antes do compromisso. “Você não quer que seus colegas de trabalho tenham dúvidas sobre seu respeito por eles ou pelo trabalho deles”, completa McCaskill.

Caso precise fazer alguma consulta que tenha relação com o que está em discussão, avise que irá usar o celular para este fim.

Celular fora da vista

No trabalho, a dica é manter o telefone fora de vista e da mente. O celular visível pode levar à tentação de dar uma espiada. Usar o laptop para comunicações de trabalho é uma maneira de evitar desviar a atenção para aplicativos não tão importantes.

Fonte: Época Negócios