sábado,23 novembro, 2024

Tem um pequeno negócio? Ferramentas gratuitas de IA também podem ser para você. Conheça aplicações

Inteligência artificial é apontada como importante aliada para redução de tempo e custo, da produção ao relacionamento com o cliente

O uso da inteligência artificial deve ser visto pelos pequenos negócios como um importante aliado para redução de tempo e custo, da produção ao relacionamento com o cliente, e não como uma tecnologia economicamente inviável. O alerta vem do Sebrae, que chama a atenção do setor para a busca e implantação das diferentes ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado, muitas delas gratuitas ou de baixo custo.

Um levantamento, realizado pela instituição, identificou uma gama de ferramentas ditas “freemium” – combinação das palavras free (grátis) com premium –, ou seja, que oferecem recursos básicos de um produto ou serviço aos usuários sem nenhum custo e cobra um prêmio por recursos complementares ou avançados. No caso da chamada inteligência artificial generativa, aquela que pode criar novos conteúdos e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas, estão disponíveis no mercado, com uso gratuito, ferramentas como o ChatGPT, Copilot, Gemini, HeyGen, Midjourney.

Essas tecnologias, na avaliação do analista de Tecnologia e Informação do Sebrae Elzo Santos, cabem em qualquer lugar.

É preciso, em primeiro lugar, que o empreendedor saiba qual a sua dor. Muitas vezes, a empresa está precisando resolver problemas como, por exemplo, comunicação com o cliente, controle de receitas, marketing e na jornada do cliente. Em todas as áreas, a inteligência artificial é capaz de chegar com qualidade, porém a definição do escopo é essencial para o ataque correto do problema.
Elzo Santos, analista de Tecnologia e Informação do Sebrae

Ganho de produtividade

Independente de qual ferramenta se use, é preciso que o empreendedor observe alguns parâmetros para medição dos resultados, procurando dar sempre atenção às melhores práticas de compliance e segurança da informação e suas relações com ganhos de produtividade. Segundo o Sebrae, o ganho em produtividade pode ser mensurado com a comparação da quantidade de horas que uma pessoa precisa para produzir esses materiais e a quantidade de horas que uma ferramenta pode entregar o mesmo resultado, a partir de um prompt (texto escrito com o pedido para a ferramenta criar algo) bem definido.

Ao falar sobre a inteligência generativa, a Amazon Web Services (AWS) cita dados da Goldman Sachs, que aponta um crescimento de 7% (ou quase US$ 7 trilhões) no Produto Interno Bruto (PIB) global produzido por essa tecnologia. O banco de investimentos prevê ainda uma elevação da produtividade em 1,5 pontos percentuais em 10 anos.

Aplicações para os pequenos negócios

Entre as possíveis aplicações da inteligência artificial estão o uso em processos financeiros, em questões contábeis, em assessoria jurídica, na gestão de processos de produção e na análise de qualidade de produtos, logística e no atendimento aos clientes.

Veja mais dicas do Sebrae:

  •  Para artesanato e artes gráficas, por exemplo, pode-se usar o Midjourney para gerar imagens personalizadas para festas, datas comemorativas, brindes e outros. Também é possível vender apenas o arquivo em PDF das imagens geradas.
  •  Já as agências de marketing podem se beneficiar da geração de imagens, como também a produção textos de campanha, esboço de personas, planejamento de mídia e desenvolvimento de apresentações. Aqui se aplica o uso do Midjourney, o ChatGPT, o Canva e o Gama.
  •  No caso das ferramentas de edição de vídeo, elas funcionam por meio da “sugestão” de cortes, alteração de iluminação, criação de vinhetas, entre outros. Para essa área, pode ser pensado nas aplicações do CapCut, que possui uma funcionalidade específica para inteligência artificial.
  •  Para a tradução de documentos e geração de conteúdos, os exemplos são o ChatGPT da OpenAi e o Gemini, do Google. Para assistentes virtuais utilizados para busca de documentos e apoio ao atendimento, é possível pensar nas interfaces de programação de aplicação disponibilizadas por essas duas ferramentas.
  •  Especificamente sobre o ChatGPT, o pequeno negócio pode se beneficiar de sua versão gratuita para pesquisar de forma mais rápida sobre assuntos referentes ao seu público, ao seu produto e à sua estratégia de vendas. É preciso, contudo, tomar cuidado com o uso indiscriminado para empregos, como na publicidade, como a criação de textos, promoções, etc. As respostas da ferramenta podem ser usadas como norteadores ou inspiração, jamais deve-se apenas replicar o que ela aponta.
  •  O ChatGPT é um assistente mais amplo para qualquer assunto que se queira tratar, desde dúvidas, consultorias, geração de ideias para a estratégia do negócio, produção de conteúdo para utilização em redes sociais entre diversas outras possibilidades a depender da necessidade e criatividade do empresário na interlocução com essas ferramentas.

Por Redação

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados