sexta-feira,22 novembro, 2024

Vídeo: novo robô-cão chinês pula portões, sobe escadas e faz ‘parada de mão’

O novo robô-cão da Unitree Robotics, empresa de robótica sediada em Hangzhou, na China, desce rampas de skate, pula portões, fica de cabeça para baixo e sai do porta-malas de carros com facilidade. O Go2-W, o mais recente da linha de robôs da Unitree, tem 70 cm de altura, pesa 18 kg e pode atingir até 9 km/h.

Divulgado no dia 30 de julho no site oficial da empresa, um vídeo mostra a capacidade de mobilidade do Go2-W em diversos terrenos. Em comparação com o robô antecessor, que tem 4 patas e é menor, a nova máquina, além de ter 4 rodas, é mais rápida e mais resistente.

As rodas, portanto, podem ser travadas para que o robô-cão possa andar da maneira tradicional, o que é necessário para subir escadas e fazer a “parada de mão”.

No site oficial da Unitree, os preços dos robôs variam de R$ 7.760 a R$ 72.265. No entanto, o Go2-W ainda não está oficialmente no mercado e, por isso, seu preço e a data de lançamento ainda são desconhecidos.

Exército de cães robôs

Em maio, o Exército da China apresentou, pela primeira vez, a sua arma para levar os robôs para o campo de batalha moderno: cães eletrônicos armados com um rifle automático montado em suas costas. O equipamento apareceu em vídeos do treinamento durante jogos de guerra com o Exército cambojano e viralizou nas redes sociais.

Os vídeos que circularam nas redes sociais, provavelmente, foram gravados durante o exercício “Golden Dragon 2024”, entre China e Camboja. O cão robô é visto disparando um rifle semiautomático em um alvo e caminhando, pulando, deitando e movendo-se para trás. Em outro exercício de guerra, o dispositivo lidera um pequeno batalhão.

O equipamento é capaz de realizar várias ações como planejar rotas, evitar obstáculos por conta própria e se aproximar de alvos durante missões de reconhecimento.

O robô pesa 15 quilos (50 quando equipado com um rifle) e conta com um sistema de percepção 4D, podendo fornecer transmissão em tempo real de imagens de reconhecimento para os postos de comando.

Por O Globo

LEIA MAIS

Recomendados