A confecção de peças para os uniformes dos atletas brasileiros em Paris já atraiu novos negócios para as mais de 80 artesãs da Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas (RN), a 280 quilômetros de Natal. “Já fomos procuradas por outros ateliês, tivemos encomendas para Portugal e esperamos, com isso, melhorar a qualidade de vida das bordadeiras. Sabemos para onde estão sendo enviados os nossos produtos, sem a participação de atravessadores”, comenta a presidente da associação, Salmira Torres.
A bordadeira está na capital francesa para apresentar o ofício que estampa os uniformes da delegação brasileira na cerimônia de abertura, nesta sexta-feira (26). No total, por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Riachuelo, as artesãs produziram cerca de 2,5 mil peças com figuras de animais típicos da fauna brasileira, entre tucanos, araras e onças.
“É um sonho que se tornou realidade. Todas as bordadeiras estão emocionadas para a abertura. Teremos um telão na nossa cidade para assistir a tudo”, revela Salmira Torres. “Nossa expectativa é que os turistas se sensibilizem com o nosso trabalho artesanal em exposição na Casa Brasil. O bordado tem um pouco da tradição, da cultura e do amor das pessoas por essa arte. Estamos nos sentindo muito realizadas e tudo isso que sentimos vamos transmitir em Paris”, garante a artesã, que trouxe na bagagem para Paris a máquina de bordar.
Na Casa Brasil, espaço do Sebrae e da Embratur, em Paris, bordadeiras se encontram com Décio Lima (presidente do Sebrae) e Fátima Bezerra (governadora do RN). Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo
A iniciativa gerou um faturamento de cerca de R$ 350 mil para as 80 bordadeiras que fazem parte da associação local. Um valor que impacta diretamente a qualidade de vida da população, que é composta por aproximadamente 2,4 mil habitantes.
“As bordadeiras estavam desacreditadas. Hoje, têm orgulho de trabalhar com este artesanato”, completa. As peças feitas na região do Seridó, que abrange o município de Timbaúba dos Batistas, levam o selo da Indicação Geográfica (IG) na categoria indicação de procedência, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Parceria com o Sebrae
As bordadeiras reconhecem que a parceria com o Sebrae foi fundamental para chegarem até este momento, que ficará marcado na história das artesãs. “Temos 40 anos de associação e em todo esse tempo o Sebrae esteve conosco. Na Casa das Bordadeiras, no nosso município, temos uma Sala do Empreendedor e as nossas associadas podem se cadastrar como microempreendedora individual (MEI), receber capacitação e orientações. Não sabemos trabalhar distante do Sebrae”, ressalta Salmira. “Se quiser ter sucesso, não tem como se separar do Sebrae.”
Casa Brasil
Assim como o artesanato das bordadeiras potiguares, os pequenos negócios brasileiros ganharão visibilidade no mais importante evento esportivo do mundo. Isso porque o Sebrae e a Embratur se uniram para promover a cultura, a economia e a inovação nacionais durante os Jogos Olímpicos. A Casa Brasil será o endereço fixo do país na capital francesa, um espaço dedicado a exposições de arte e eventos culturais, seminários, workshops e encontros de negócios, por onde devem passar 15 milhões de pessoas entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações.
Com o objetivo de facilitar a interação entre empresas brasileiras e francesas, o ambiente propicia o intercâmbio cultural e comercial, fortalecendo os laços entre os dois países e aumentando a visibilidade do Brasil no exterior. A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelo Brasil.