A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (Cepir-MT), promoveu, nesta quinta-feira (25.07), o III Encontro Regional de Mulheres Negras de Mato Grosso, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá).
O evento ocorreu no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e de Tereza de Benguela, considerada símbolo nacional e regional de resistência e empoderamento, principalmente no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, local onde nasceu.
O encontro teve o objetivo de abordar e discutir temas como escolarização, enfrentamento de violência e desigualdades, participação política e ocupação de mulheres negras em espaços de poder.
Para Ana Talina de Oliveira, de 31 anos, que participou das três edições , o encontro é uma ação que reforça a luta da mulher negra no município.
“O encontro é primordial em Vila Bela, que é a primeira capital do Mato Grosso, e para nós, mulheres negras, é muito importante sermos lembradas desta maneira. Já é o terceiro encontro que eu participo. Tive oportunidade de dançar em um deles, porque sou batuqueira, e essa é uma cultura de Vila Bela que estamos resgatando. Esse município tem uma história, é terra de Tereza de Benguela, então, ao trazer esse evento, a Setasc traz também um empoderamento para todas nós. Esse olhar para a mulher negra vilabelense é fundamental para nós”, completou Ana.
A maioria da população de Vila Bela da Santíssima Trindade constitui em pessoas negras e, de acordo com o prefeito do município, Jacob Bringsken, o evento é importante para conscientizar a todos sobre a luta e os espaços que mulheres negras precisam conquistar.
“Esse evento é muito importante, porque a cada dia avançamos mais no empoderamento da mulher, no combate ao feminicídio, à violência doméstica. Eu quero agradecer à primeira-dama Virginia Mendes, pela importância que ela dá todo ano aqui em Vila Bela, que é a terra natal de Tereza de Benguela. E ela é um orgulho para nós, porque foi uma mulher guerreira, de ideais democráticos, símbolo do empoderamento aqui em nosso município e no restante do Mato Grosso. Então, hoje é um dia muito importante para as mulheres negras, para as mulheres de um modo geral, um dia de todas as ‘Terezas’ do nosso Estado”, reforçou o prefeito.
Para a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres da Setasc, Miranir Oliveira, tanto o evento, quanto o programa SER Família Mulher são necessários para que haja a discussão e implementação de medidas relacionadas às desigualdades enfrentadas por mulheres negras tanto no município, quanto no Estado.
“É um prazer para mim, como superintendente de políticas públicas para as mulheres da Setasc, participar desse evento. Precisamos valorizar e dar visibilidade às mulheres negras e estimular sua participação em diversos espaços de poder. Nesse encontro, a Setasc trouxe a van do SER Família Mulher, porque o programa será implantado no município de Vila Bela e com isso trazemos à tona a discussão sobre violência doméstica, feminicídio, e valorização da mulher negra. Nessa oportunidade, ouviremos as demandas dessas mulheres e pensaremos em políticas públicas que possam atender essas demandas”, salientou Miranir.
Para as mulheres negras presentes no evento, ter essa ação no dia de Tereza de Benguela é um ganho para todas elas. A superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Estado, Tais Paula, confirma a relevância do encontro.
“Vila Bela foi escolhida, justamente porque é a terra de Tereza de Benguela e daqui saem muitas ‘Terezas’. Nosso objetivo é empoderar essas mulheres trazendo conhecimento, falando da importância sobre aceitação, vamos discutir também a questão da violência contra a mulher. O Governo do Estado nos dá todo o suporte, juntamente com o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, para o sucesso desse evento que conta com a participação de mulheres de várias regiões do Estado, todas presentes aqui, para esse encontro”, completou.
Segundo o secretário municipal de Igualdade Racial, Adrian de Morais, encontros como esse são proveitosos, pois discutem ações e implantam medidas relacionadas com o seu trabalho.
“Esse evento é de muita relevância. É um dia muito especial para as mulheres negras, que enxergam em Tereza, a sua luta e fonte de inspiração. A nossa secretaria agradece à Setasc, ao Governo do Estado pela parceria e por esse olhar para a mulher negra, aqui em Vila Bela, e também no Estado de Mato Grosso”, concluiu.
*Com supervisão de Layse Ávila