sexta-feira,22 novembro, 2024

Startup de tecnologia energética Greenely arrecada € 8 milhões para alcançar mais famílias e apoiar a transição energética da Europa

A transição energética é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Mas as oportunidades de aceleração estão crescendo. A startup sueca Greenely * acaba de identificar uma. Ela está fechando uma rodada de financiamento Série A de € 8 milhões para expandir sua plataforma de gerenciamento de energia para países nórdicos vizinhos (portanto, cerca de US$ 8,7 milhões nas taxas de câmbio atuais).

A startup de tecnologia de energia está atendendo cerca de 200.000 domicílios em seu mercado doméstico. Ela oferece análises de consumo de energia freemium combinadas com serviços de otimização de energia que permitem que clientes pagantes obtenham economias em seu consumo de eletricidade. Exemplos incluem carregamento mais inteligente de veículos elétricos quando o preço da energia está baixo ou acesso a pagamentos do governo como resultado da Greenely ser capaz de reduzir a demanda de energia na rede por meio da otimização automatizada (agregada) da demanda de energia dos clientes.

Atualmente, esses serviços de otimização de energia estão disponíveis apenas para clientes que pagam à Greenely pelo fornecimento de energia. Mas ela planeja desacoplar esse requisito à medida que a nova legislação europeia for implementada em seu mercado doméstico — esperançosamente até o final deste ano.

A startup também oferece aos seus clientes de energia a capacidade de instalar uma bateria residencial (atualmente, ela revende a Pixii Home) para que eles possam armazenar energia para uso posterior. Isso permite que as famílias respondam às mudanças nos preços de eletricidade no atacado e otimizem quando estão/não estão acessando a rede para reduzir seus custos de energia.

A plataforma da Greenely também foi projetada para integrar e gerenciar o uso e a demanda de energia para residências com instalações solares e bombas de calor. Então, por exemplo, clientes com baterias residenciais e painéis solares instalados podem vender energia excedente quando o preço da eletricidade está alto e armazená-la quando está baixo (para uso posterior ou venda futura).

Os clientes pagantes recebem uma tarifa de eletricidade dinâmica, com preço por hora, e a capacidade de explorar o que a Greenely chama de tecnologia de “usina de energia virtual residencial” (VPP). Este é o sistema que permite que os clientes participem do balanceamento da rede elétrica e, ao contribuir para a estabilidade da rede, desbloqueiem oportunidades de geração de receita por meio de pagamentos do governo.

“Nós garantimos que [nossos clientes] economizem muito dinheiro”, diz o CEO e cofundador Tanmoy Bari (retratado no topo de um telhado solar na imagem em destaque acima) em uma chamada com a TechCrunch. “Basicamente trocando e usando nossa plataforma. E a tecnologia de usina de energia virtual realmente permite que os consumidores gerem uma receita que eles nunca tinham visto antes.”

“Agregamos isso em uma escala massiva para que possamos entrar nesses mercados de frequência e basicamente estabilizar a rede elétrica na nação. E isso leva o governo a realmente nos reembolsar, e damos isso aos consumidores também. Então os consumidores podem economizar muito dinheiro, mas também gerar muito dinheiro por meio da nossa plataforma hoje.”

A economia média no consumo de energia é de € 250 por cliente por ano, por Bari. Embora ele enfatize que essa é uma média — dizendo que uma casa que está carregando um EV pode ver uma economia de até € 500 por ano por meio da capacidade da plataforma de otimizar o carregamento.

Para clientes de armazenamento de bateria, também há a chance de ganhar receita apoiando a capacidade da Greenely de ajudar o governo a equilibrar a demanda na rede. Se sua tecnologia VPP estivesse totalmente ativa em 2023, Bari sugere que os usuários teriam conseguido gerar mais de € 3.000 em pagamentos de equilíbrio no ano passado. Os clientes precisam levar em consideração o custo da bateria, no entanto — mas ele diz que uma família recuperaria o investimento na bateria doméstica em “dois a três anos”.

Construindo uma plataforma energética

A Greenely nem sempre esteve nessa corrida de consumo mais inteligente. Ela foi fundada há cerca de uma década — inicialmente, a ideia era oferecer uma ferramenta para as concessionárias de energia melhorarem a experiência do cliente. Mas, alguns anos depois, a equipe viu uma oportunidade de construir “a experiência do consumidor para o consumidor de energia do amanhã”, como Bari coloca — o que exigiu que a Greenely se tornasse uma fornecedora de energia.

Do jeito que está, a abordagem da startup tem alguma sobreposição com empresas como a Octopus Energy do Reino Unido ou — em seu território — a startup de energia digital Tibber . Mas o objetivo da Greenely é ir além da competição direta como fornecedora de energia. Ela quer se tornar uma camada de “plataforma de energia” que os clientes de fornecedores rivais também podem usar para gerar economias e ganhar receita além de sua prestação de serviços.

Desvincular o serviço dessa forma pode oferecer à Greenely a chance de se posicionar como uma empresa mais independente, trabalhando em nome dos clientes para reduzir suas contas de energia e ajudá-los a gerar receita — como fornecedora de eletricidade, ela pode lucrar mais quando as contas dos clientes forem mais altas.

Isso também cria um caminho para que a startup ganhe maior escala, tenha um impacto maior na gestão e demanda de energia e, potencialmente, ajude a acelerar a descarbonização da Europa ao desbloquear maneiras de incentivar os proprietários de casas a fazerem sua parte.

“Não nos vemos como um fornecedor de energia”, enfatiza Bari. “Nós nos vemos como uma plataforma de energia.”

“Estamos tentando criar a melhor experiência de consumidor para os consumidores… E já avançamos muito. Achamos que temos a oferta mais avançada do mercado hoje, e isso é algo que agora estamos tentando implementar em outros mercados também.”

“Não vimos mais ninguém fazendo isso”, ele acrescenta sobre a peça VPP. “Estamos preparando nosso serviço para isso há muito tempo. Porque achamos que o fornecimento de energia… é um ótimo modelo de receita para nós hoje, mas achamos que há muitas outras coisas que podemos fazer. Queremos basicamente cobrir o máximo de consumidores possível e criar algo como a maior usina de energia virtual da Europa, e isso requer muitos consumidores em uma plataforma. Então, não queremos nos limitar a ter apenas clientes que tenham nosso fornecimento de energia.”

Segundo Bari, o novo financiamento permitirá que a Greenely expanda sua plataforma para proprietários de imóveis na Finlândia e na Noruega como um primeiro passo para a expansão internacional — explorando um mercado harmonizado para serviços de balanceamento de frequência nesses países.

Ela também está de olho em outros mercados europeus onde houve boa aceitação de medidores inteligentes (ele menciona a França e o Reino Unido como possibilidades futuras interessantes). Enquanto Bari afirma que a startup pode se adaptar às diferenças regulatórias em como os mercados de energia são gerenciados pela Europa, ele diz que a penetração de medidores inteligentes é essencialmente um pré-requisito para que sua abordagem funcione — então um mercado como a Alemanha, onde a aceitação de medidores inteligentes é baixa, não está em seu roteiro por enquanto.

“A ambição é criar a maior usina residencial virtual e a oferta ao consumidor em toda a Europa”, ele também nos conta. “Este é um passo lógico, porque todo mundo precisa de eletricidade, essencialmente. Então o mercado é, como todo mercado, bem grande quando você pode acessar muitos consumidores. E ainda estamos adicionando muitos clientes na Suécia até hoje, já que há mais de 2 milhões de casas isoladas e mais de 4 milhões de casas.”

“Então os mercados são realmente muito grandes nos países nórdicos — mas a ambição é se tornar o maior player na Europa.”

A Série A da Greenely foi liderada pela empresa de investimentos belga Korys, com a investidora existente Luminar Ventures e outros acionistas atuais também participando. Ela levantou cerca de € 15 milhões até o momento, incluindo esta última rodada e uma rodada inicial de € 2,5 milhões em 2019.

Comentando sobre o financiamento da Série A em uma declaração conjunta, Brieuc de Hults, diretor de investimentos da Korys, e Quentin Dupont, gerente de investimentos, escreveram: “A Greenely é uma empresa notável, disposta a revolucionar a maneira como as famílias consomem eletricidade e contribuir positivamente para um futuro líquido zero, exemplificando o tipo de empresa impactante que queremos apoiar. Estamos entusiasmados em fazer parceria com Tanmoy e a equipe neste próximo capítulo emocionante para a Greenely e em apoiar sua expansão geográfica e de produtos.”

*Não confundir com a startup francesa de rastreamento de emissões de carbono, Greenly .

Este relatório foi atualizado com uma correção no limite superior para economia média para proprietários de veículos elétricos após termos recebido um valor incorreto durante nossa entrevista

Por: Natasha Lomas

Redação
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