Tecnologia é a primeira etapa de uma jornada maior, que também envolve a análise de documentos e aprovação de crédito; startup estima uma redução no prazo médio de financiamento de 60 para 30 dias
Quando um corretor apresenta um imóvel para um potencial cliente, um dos desafios em caso de financiamento é fazer a simulação em tempo real no ato da visita. Na Loft, startup que atua para acelerar o negócio de imobiliárias e que conta com mais de 10 mil parceiras, este processo geralmente levava algumas horas. A função exigia o preenchimento de um formulário online e requeria o trabalho de um consultor da área, para realizar a análise e devolver informações, como comparações de valores e condições de diversos bancos.
Pensando em facilitar e agilizar esta jornada, a empresa lançou, neste mês de julho, o primeiro produto do seu conjunto de soluções de inteligência artificial: um simulador no WhatsApp, disponibilizado para todos seus parceiros, entre corretores e assessores. A estimativa é que a tecnologia reduza o prazo médio do financiamento de 60 para 30 dias — considerando as outras etapas, que envolvem análise de documentos e aprovação de crédito, e que também devem integrar a IA até o fim deste trimestre.
Em entrevista a Época NEGÓCIOS, o diretor de Crédito Imobiliário da Loft, Talles Dantas, contou que a companhia já usava modelos de IA desde 2020 para fazer precificação de imóveis e descrição automática de fotos, entre outras frentes. Em 2024, com a integração das suas marcas e produtos, houve um aumento da demanda de imobiliárias de usarem o serviço de financiamento. “Na área de financiamento, tem muito espaço para implementar tecnologia, pois processo ainda é muito manual. Por incrível que pareça, há muitos colaboradores ainda olhando documentos. E a tecnologia torna isso mais eficiente”, disse.
Na prática, o simulador funciona assim: o corretor precisa enviar uma mensagem com o valor do imóvel e quanto quer dar de entrada na compra no WhatsApp — via mensagem de texto ou áudio — e a ferramenta devolve, em menos de 15 segundos, um documento em formato PDF com a simulação. O documento traz informações como prazo, renda mínima, taxa de juros, amortização, valor da primeira parcela e custo total. Segundo Dantas, a escolha da rede social em questão foi estratégica, pois é a que estes profissionais que visitam os imóveis mais usam no dia a dia.
O produto é integrado ao ChatGPT 4. No projeto-piloto, que contou com cerca de 500 acessos, a ferramenta respondeu muito bem, segundo o executivo. “Nós somos os maiores distribuidores dos bancos e temos muitos dados para conseguir testar e treinar o modelo. Isso ajuda muito na nossa acuracidade”, destacou Dantas. Entre os maiores clientes da startup estão Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Inter e algumas fintec
Além da questão da redução de tempo da jornada, a Loft espera fidelizar mais clientes e realizar mais vendas. A tecnologia também permite que os colaboradores da empresa se dediquem a tarefas mais relevantes. “Essa é a mágica da coisa, estamos produzindo muito mais informação. Se antes essa pessoa que ia lá fazer a visita não conseguia a simulação rápida, agora ela tem. E o meu consultor, que estava por trás e levava um certo tempo para fazer isto, vai poder focar em outras demandas”, acrescentou.
Por Sofia Schuck, Época NEGÓCIOS