O Google encerrou o suporte às atualizações do Google Play Services para smartphones com o Android 5 — batizado de Lollipop. Os aparelhos com a versão do sistema operacional móvel em questão continuarão funcionando normalmente, mas podem perder compatibilidade com alguns aplicativos.
“Estamos descontinuando as atualizações do Google Play Services para dispositivos Android Lollipop, pois eles representam menos de 1% dos dispositivos Android ativos”, confirmou o Google em comunicado. Com a medida, a companhia deve agora concentrar seus esforços em atualizações para as versões mais recentes do sistema, instaladas em smartphones mais modernos e com hardware mais avançado.
A quinta versão do sistema Android foi lançada oficialmente no final de 2014. Ela tinha como um de seus principais destaques um novo conceito de design que contribuiu para modernizar a interface da plataforma. Além disso, a big tech também atualizou a tela de bloqueio, que ficou mais minimalista e perdeu o suporte para widgets.
Hora de atualizar
No comunicado público divulgado pelo Google, a empresa recomenda que os usuários atualizem para uma versão mais recente do Android. Isso porque, o Lollipop, além de perder suporte à alguns apps, podem ficar mais vulneráveis a ação de agentes mal intencionados. Isso porque o sistema não receberá mais atualizações de segurança importantes.
Boa parte dos patches de segurança liberados para aparelhos Android podem não ser compatíveis com uma série de aplicações, justamente, pela ausência do suporte do Google Play Services. “Recomendamos fortemente que os usuários atualizem para versões mais recentes do Android para obter os recursos e melhorias de segurança mais recentes”.
O encerramento do suporte para o Lollipop já era esperado. Em julho do ano passado, o Google confirmou o fim das atualizações para o Android Kitkat, a quarta geração do sistema operacional. Além disso, a expectativa é que a sexta versão, o Marshmallow, também perca suporte já a partir do ano que vem.
Por Vinicius Marques