sexta-feira,20 setembro, 2024

Pesquisadores de Hong Kong desenvolvem roupas inteligentes para se exercitar no calor

Quem pratica exercícios intensos sabe como é desconfortável ficar com as roupas pegajosas e pesadas devido ao suor, especialmente durante o verão. Pensando nisso, pesquisadores da Escola de Moda e Têxteis da Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU) desenvolveram roupas esportivas inteligentes e eletricamente ativadas, com uma função de transpiração ativa para os atletas

A linha iActive™ apresenta um sistema de transporte de líquidos semelhante a uma raiz de planta, um dissipador de transpiração ativo semelhante à pele, além de utilizar tecidos têxteis anti-calor inspirados na natureza para agilizar a remoção da transpiração. O dissipador de suor têxtil funciona por meio de uma bateria acoplada na roupa e, quando a taxa de suor do corpo humano está baixa, também pode ser usado de forma independente — sem a necessidade do dispositivo recarregável.

Em testes experimentais, as roupas inteligentes criaram um microclima de pele respirável e seca ao dissipar o suor a uma taxa três vezes mais rápida do que a taxa máxima de suor humano. A inovação também se mostrou capaz de evitar desconforto por frio e umidade. Em comparação com tecidos tradicionais, seus materiais têxteis são 60% mais leves e 50% menos pegajosos quando encharcados, proporcionando ao usuário conforto e melhorando o desempenho dos atletas.

“A inovação é versátil e pode ser perfeitamente integrada a uma variedade de materiais têxteis para facilitar a produção em massa sustentável”, afirmou material de divulgação publicado no site MediaOutReach. Ela também poderia ser voltada para indivíduos envolvidos em trabalho físico prolongado, de alta intensidade e ao ar livre — incluindo profissionais de saúde, trabalhadores da construção civil, bombeiros, policiais e outros.

Em abril deste ano, a roupa inteligente foi premiada com uma Medalha de Ouro na 49ª Exposição Internacional de Invenções de Genebra.

Por Sofia Schuck

LEIA MAIS

Recomendados