A ação é coordenada pelo governo do estado em conjunto com o Sebrae-AM, Impact Hub Manaus, Solar Coca-Cola e Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin).
Com o intuito de reforçar o compromisso e a responsabilidade ambiental dos empreendedores parintinenses com o Festival da Ilha Tupinambarana, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) em parceria com o Governo do Estado, Impact Hub Manaus, Solar Coca-cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) promove o espaço “Recicla, Galera”. A iniciativa amplia ações sustentáveis na região central do município, que abrigará atividades de coleta, destinação e triagem de resíduos em tempo real.
O projeto traz também como incentivo várias premiações e brincadeiras para o público, como brindes por meio de atividades interativas como vira roleta, dominó, quebra-cabeça e outras. O espaço também conta com exposições, áreas “instagramáveis” e atividades de educação ambiental.
Para apoiar os catadores no trabalho pós-coleta e na gestão de resíduos, em parceria com o Sebrae-AM, será realizada uma consultoria para desenvolver estratégias e oportunidades comerciais voltadas para os materiais reciclados.
Segundo a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Said da Silva Cavalcanti, a ação é uma oportunidade para que os empreendedores locais assumam um compromisso com o meio ambiente e exerçam seus negócios em favor da reciclagem.
Por Redação
O espaço sustentável ‘Recicla Galera’ está na Praça da Liberdade até o dia 30 de junho, das 8h às 17h. A visitação é gratuita.
Pontos de Entrega
Ao todo, são 40 ecopontos espalhados pela ilha em avenidas e pontos turísticos nos quais o público poderá descartar corretamente plástico, garrafas, latas, copos e outros materiais recicláveis. Dois desses ecopontos estarão localizados na Praça do Japonês, em frente ao Bumbódromo.
Além dos ecopontos, o ‘Recicla, Galera’ traz neste ano uma novidade itinerante: as ECOrotas, duas rotas ecológicas que circulam juntas pelos principais pontos da cidade, recolhendo resíduos e incentivando a circularidade.
Campeão Sustentável
Para manter aquecida a disputa sustentável, durante os três dias de festival, os telões do bumbódromo vão exibir nos intervalos das apresentações o placar dos bumbás com os números de resíduos destinados corretamente para a reciclagem.
Ao final do festival, será feita a contagem da coleta de resíduos das torcidas. O resultado vai ajudar a eleger o bumbá Campeão Sustentável do 57º Festival de Parintins, além de premiar o boi da torcida que mais destinou seus resíduos de forma correta com o valor de R$20 mil, que deverá ser aplicado em ações de sustentabilidade dentro da própria agremiação.
Gastronomia e Entretenimento
O município também pretende ficar agitado durante o mesmo período que o “Recicla, Galera”. O motivo se deve ao primeiro Festival de Churrasco de Parintins. O evento que recebe o apoio do Sebrae Amazonas, tem o objetivo de ofertar aos parintinenses e aos visitantes uma opção gastronômica atrelada à experiência de saborear um genuíno churrasco preparado por empreendedores da ilha.
O Festival da Associação dos Churrasqueiros de Parintins (CHURRASPIN) tem o intuito de movimentar o setor e oferecer entretenimento ao parintinense até o dia 30 de junho. O evento ocorre no Churras Club, localizado na rua Senador Álvaro Maia, próximo à esquina da Avenida Amazonas.
Na programação, a Diretora Técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti é presença confirmada. O evento também conta com o apoio da FABRIL Indústria e Charcutaria SM.