O uso da inteligência artificial já é uma realidade no mercado de trabalho e embora ela traga inúmeros benefícios de produtividade e eficiência, também apresenta riscos e ameaça a algumas profissões e funções. Sem dúvidas, a tecnologia avança em ritmo acelerado, com diversas novas plataformas e funcionalidades surgindo a cada dia e ao mesmo tempo, ainda sem regulação. Todos estes fatores combinados assustam os trabalhadores, que temem perder seus empregos. Mas afinal, quais estão mais em risco? Confira a seguir uma lista do que poderia ser mais substituído facilmente por sistemas automatizados.
1. Tradutores
A tradução simples está sendo automatizada por diversas plataformas que fazem o serviço em tempo real, como o próprio ChatGPT e Gemini — o que acaba tornando o trabalho “mais barato” para quem o contrata.
2. Atendimento ao cliente
Você já deve ter percebido que o atendimento de lojas e diversas empresas tem sido feito por chatbots e assistentes virtuais impulsionados por IA, e não mais por humanos. Apesar do fato de falarmos com um “robô” incomodar muitas vezes, eles tem sido cada vez mais utilizados para atender de forma rápida e com alto volume, respondendo de forma personalizada e lidando com reclamações.
3. Trabalhadores nas fábricas
Robôs e ferramentas de IA estão cada vez mais presentes em fábricas e linhas de produção para realizar tarefas repetitivas como montagem de produtos e embalagem, visando uma maior padronização, eficiência e precisão.
4. Atendimento em caixas de varejo
Quem vai ao mercado e lojas, se depara cada vez mais com menos atendentes humanos e mais caixas automatizados e totens de autoatendimento para realizar as compras ou solicitar alguma ajuda.
5. Designer básico
Atualmente, já existem ferramentas que podem criar logotipos, criar posts para redes sociais e até layouts de sites. Embora não substitua a boa e velha criatividade e habilidade humana, as soluções acabam se tornando uma alternativa para quem economizar.
6. Funções administrativas
Alguns empregos que tem como função organizar, administrar dados e gerenciar processos, podem ser alvo da IA — já que ela consegue fazer isso em escala e de forma muito precisa e rápida. Seria o caso por exemplo de triagem de informações e digitalização de documentos.