Quando pensamos em tecnologia na educação, a primeira ideia que vem à mente são aparelhos como tablets, computadores inteligentes e robôs. Realmente, esses recursos estão cada vez mais inseridos nas salas de aula, entretanto a tecnologia e a inovação fazem parte do ambiente escolar há mais de três séculos.
No post de hoje, vamos falar sobre a evolução das ferramentas utilizadas nas salas de aula, os tipos de tecnologia existentes e a suaimportância para o setor educacional. Confira!
A evolução da tecnologia da educação
Em 2010, os jornalistas Benjamin Innes e Charles Wilson, em seu artigo “Learning Machines” (Máquinas de Aprendizado), publicado no jornal estadunidense The New York Times, abordaram a evolução das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem ao longo da história, desde o seu início, em 1450.
Na época, os educadores utilizavam uma chapa de madeira com letras e figuras impressas, chamada Hornbook, para alfabetizar as crianças, através de textos religiosos.
Com o passar dos anos, a ascensão do capitalismo e a Revolução Industrial no século XVIII, impulsionaram a criação de novas tecnologias, como o quadro negro, o lápis, o retroprojetor, o rádio e a TV.
Até então, os recursos utilizados nas salas de aula tinham como foco a disseminação e a apresentação da informação, do professor para o estudante. Neste processo, pode-se dizer então, que a atuação dos alunos tinha caráter receptivo, ou seja, a criança recebia aquele conteúdo, mas não necessariamente participava na produção do conhecimento.
A partir do século 20, a chegada da internet e a ampliação do acesso à computadores e dispositivos eletrônicos, deu origem a uma vasta gama de equipamentos e softwares que transformaram a sociedade atual.
As TICs – tecnologias de informação e comunicação – revolucionaram nosso modo de viver, modificaram a indústria e a maneira como nos relacionamos com as outras pessoas e, na educação, o cenário não foi diferente.
O foco, que antes era na disseminação do conteúdo, passa ser em como navegar em meio ao oceano de informações que estão disponíveis na internet, através dos aparelhos digitais.
Neste novo modelo de ensino-aprendizagem, o professor tem o papel de mediador e mentor, e os estudantes passam a ter uma participação ativa e autônoma no processo de construção do conhecimento.
Quais são os diferentes tipos de TICs usados na educação?
Existem diversos recursos tecnológicos que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. De maneira geral, eles podem ser divididos em sete categorias:
Ambientes virtuais imersivos
Por meio de imagens virtuais, dispositivos de realidade aumentada promovem experiências que misturam o mundo real com o mundo virtual. Esses ambientes são chamados imersivos pois permitem o aprendizado através da experiência e da interação dos alunos. Alguns museus e parques nacionais, por exemplo, já oferecem tours 360º para os usuários se divertirem e também, aprenderem.
Ferramentas de comunicação
Existem diversas ferramentas que facilitam a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo educativo. As redes sociais, por exemplo, podem incentivar desenvolver atividades e trabalhar conteúdos vistos em sala de aula.
Já os aplicativos de comunicação, como WhatsApp e Telegram estreitam o relacionamento entre as famílias e a escola, simplificando a troca de informação, como o envio de recados e comunicados importantes.
Ferramentas de trabalho
As ferramentas de trabalho são qualquer aplicativo ou programa que auxiliam na organização de arquivos e na realização de tarefas, como os recursos de armazenamento em nuvem. Outros exemplos são as ferramentas de edição de texto, foto, vídeo e áudio utilizadas tanto por professores quanto por alunos.
Ferramentas de gestão
São ferramentas que simplificam e facilitam a organização dentro e fora da sala de aula, permitindo que o corpo docente gaste menos tempo com tarefas burocráticas, como planos de aulas, recebimento das lições de casa e correção de provas.
Há também recursos voltados especificamente para a gestão financeira, área que muitas instituições possuem dificuldade em administrar.
Plataformas
As plataformas são ambientes virtuais de aprendizagem que auxiliam na distribuição do conteúdo e permitem ao professor acompanhar o desenvolvimento do aluno, de maneira individualizada. Conhecidas como AVA, essas ferramentas tecnológicas propiciam o armazenamento e a publicação de materiais, sendo um ótimo suporte para o ensino híbrido.
Ferramentas de experimentação
Essa tecnologia utilizada na educação coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, possibilitando que ele desenvolva projetos e produtos diferenciados. Kits de robótica, plataformas de programação e de produção audiovisual (podcasts, vídeos, filmes, músicas), são apenas alguns exemplos de ferramentas de experimentação disponibilizadas nas escolas.
Além de trabalhar competências cognitivas, esses recursos estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de comunicação ao valorizar o trabalho em equipe.
Objetos digitais de aprendizagem
Os ODA são recursos digitais que auxiliam a prática pedagógica, seja dentro ou fora da sala de aula. Livros digitais, animações, jogos e videoaulas são alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para trabalhar conteúdos e habilidades de maneira mais criativa.
O próprio Ministério da Educação disponibiliza recursos digitais gratuitos para professores e alunos, nas plataformas Portal do Professor e Escola Digital.
Quais são os benefícios da tecnologia na educação?
Assim como a tecnologia trouxe benefícios para diversas esferas da nossa sociedade atual, os recursos disponíveis também têm impactos positivos na educação, como:
- Facilitam o acompanhamento individualizado do aluno;
- Possibilitam que o processo de aprendizagem seja personalizado;
- Estimulam a autonomia do estudante, tornando-o um agente ativo na construção do conhecimento;
- Incentivam o trabalho em equipe através de atividades colaborativas e interativas;
- Tornam o aprendizado mais dinâmico;
- Auxiliam os educadores a gerenciar tarefas burocráticas, tornando o seu trabalho mais prático.
Além disso, a mobilidade das TICs permitem que o aprendizado ocorra de maneira contextual e situada, visto que a instrução pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Sendo assim, as novas tecnologias podem contribuir para o acesso universal à educação, reduzindo a desigualdade e promovendo a equidade. Entretanto, existem diversos desafios a serem superados a fim de atingir esses objetivos.
As TICs e os desafios de implementação nas escolas
Ao mesmo tempo que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ampliar o acesso à educação, se aplicadas de maneira incorreta, elas podem aprofundar ainda mais o abismo que separa a rede pública e privada de ensino.
Outro ponto a ser levantado é que a tecnologia não substitui o papel do professor na educação, porém é fundamental que ele saiba utilizar e conduzir os recursos e ferramentas disponíveis.
Dessa forma, as escolas devem investir na formação continuada dos seus profissionais, capacitando-os não só no manuseio das novas tecnologias, mas também em práticas que os aproximem da realidade dos alunos tornando as aulas mais dinâmicas e o processo de aprendizagem, mais efetivo.
Visto que vivemos em um mundo dinâmico e de constantes mudanças, a tecnologia possui papel fundamental na educação, auxiliando na formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos.
Por: Luiza Padovam Vieira