segunda-feira,25 novembro, 2024

Conheça o Manaus Tech Hub, que promove a criação de soluções voltadas para a região amazônica

O Manaus Tech Hub foi fundado em 2019 pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia na capital amazonense. O hub de inovação nasceu para fomentar projetos que envolvem os estados da Amazônia Ocidental – Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia – e o estado do Amapá.

Embora a expressão “tech” no seu nome sugira que as startups do hub focam somente em tecnologia, a gama de soluções vai além. “Algumas startups do nosso portfólio têm foco em tecnologia. Entretanto, temos outras que atuam com bioeconomia e saúde, por exemplo”, diz Daniel Goettenauer, especialista de inovação do Manaus Tech Hub.

Com 32 startups parceiras, o hub oferece programas de pré-aceleração, aceleração e residência, auxiliando as startups a desenvolver soluções em demanda pela indústria amazonense. Alguns dos programas que estão acontecendo e ocorrerão neste ano, por exemplo, propõem a criação de soluções para o Judiciário do Amazonas, para indústrias do Polo Industrial de Manaus e para a cooperativa de crédito Sicoob Cocred.

Por se relacionar com startups com diferentes níveis de maturidade, o Manaus Tech Hub também atua na viabilização e captação de recursos pela Lei da Informática, criada com o propósito de estimular empresas brasileiras produtoras de bens de informática e telecomunicações, e outros fundos públicos e privados que podem beneficiar as startups.

Para destacar o potencial de desenvolvimento das startups no hub, o especialista de inovação destaca a startup Navegam, que automatizou a venda de passagens de transporte fluvial na região e passou a atuar também na logística rodoviária e fluvial na Amazônia. “Ela passou por um batch de aceleração em 2020 com o Manaus Tech Hub e, desde então, vem acumulando com sucesso a realização de novas rodadas de investimento e um crescimento sustentável e com escala, tendo uma ótima projeção para os próximos anos”, afirma Goettenauer.

Soluções de startups da região voltadas para a Amazônia

Duas das soluções desenvolvidas pelas startups parceiras do Manaus Tech Hub foram destaque no ecossistema de inovação da região. A startup de Rondônia Amazônia Fish, por exemplo, fez uma plataforma web e mobile para auxiliar os criadores de peixe de Porto Velho na gestão de custo do negócio e na precificação do peixe Tambaqui.

Outra solução, criada pela Fabwork, startup do Acre voltada para a transformação e capacitação tecnológica, o ‘Wood Chat’ é um chatbot que possibilita identificar a qual espécie de planta da Floresta Amazônica pertence determinada madeira por meio de visão computacional. No comércio, essa tecnologia permite que cada tipo de madeira seja utilizado da forma mais eficiente e adequada possível de acordo com as suas propriedades, e que fraudes na venda de madeira sejam detectadas.

Manaus Tech Hub

O que é: hub de inovação
Fundação: 2019
Endereço: Sidia Amazon Tower – Av. Darcy Vargas, 654, Chapada, Manaus (AM)
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta das 9h às 17h
Número de empresas: 32
Mais informações no site.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados