Em poucos minutos de caminhada por São Francisco (EUA), é fácil ver alguns carros autônomos passeando pelas ruas da cidade californiana. Mesmo depois de a Cruise suspender sua operação na cidade (e no país todo) em outubro de 2023, a Waymo segue oferecendo o serviço de veículos elétricos e sem motoristas.
Ver passageiros no banco de trás de um carro sem humanos na direção parece apontar para um futuro de experiências automotivas impessoais e mecânicas. Mas, para Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm, o novo modelo não deve alterar a relação dos consumidores com os carros. Pelo contrário, novas tecnologias, incluindo o 5G e inteligência artificial generativa, devem fazer essa relação evoluir para um status de puro entretenimento.
“Os carros estão realmente se tornando computadores sobre rodas. Os clientes procuram por entretenimento em um veículo, assim como acontece com computadores e smartphones”, disse o executivo durante o painel ‘Reinventing Intelligence: How AI is headed everywhere’, durante a conferência Brazil ate Silicon Valley, que acontece até terça-feira (09), em São Francisco.
A base para os recursos dessa nova era, que a empresa chama de “a próxima geração de veículos”, passa por softwares e hardwares conectados à nuvem, escalonáveis e atualizáveis, otimizados para oferecer suporte ao gerenciamento e serviços de veículos.
Segundo o CEO, os veículos que empregam IA generativa são uma grande oportunidade para a Qualcomm ser o motor digital do setor de veículos autônomos, acrescentando que a tecnologia aprenderá o comportamento dos usuários e começará a lidar com tarefas em seu nome. “Por isso somos uma empresa de semicondutores”, declarou.
Wi-Fi 7
De olho nesse cenário, a Qualcomm tem desenvolvido uma série de ferramentas para a plataforma Snapdragon Auto Connectivity, a fim de oferecer soluções para cockpits digitais de IA generativa, tecnologias para carros conectados, assistência avançada ao motorista e sistemas de direção automatizados.
O produto mais ‘queridinho’ da empresa no momento é o recém-lançado Wi-Fi 7. Segundo a Qualcomm, o Wi-Fi 7 melhora significativamente a confiabilidade da conexão, eliminando virtualmente qualquer queda devido a interferência externa. Ao operar simultaneamente em canais de 5 GHz e 6 GHz, o Wi-Fi 7 seleciona continuamente o melhor canal disponível para comunicação com cada dispositivo do veículo.
Na prática, isso significa que streamings de séries e filmes, jogos e outros aplicativos sensíveis à latência funcionam de maneira mais suave e com menos atraso ou interrupções.
“Estamos trabalhando com todas as montadoras, incluindo as chinesas. Os veículos definidos por software mudarão totalmente a forma como experimentamos os carros. Acho que é isso o que estamos fazendo agora, desenvolvendo coisas para otimizar a computação espacial”, finalizou Amon.
* A jornalista viajou a convite da organização do Brazil at Silicon Valley