Turma procura idosos que tenham acima de 60 anos e que tiveram a doença da forma leve ou moderada.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está buscando 40 voluntários para realizar testes físicos pós Covid-19. A turma procura idosos que tenham acima de 60 anos e que tiveram a doença da forma leve ou moderada.
A estudante de educação física da UFMT, Renata Neli, explicou que o estudo começou na fase de pesquisa de mestrado dela e da colega Deniele Zata.
“O projeto faz parte de dissertações de mestrados, que acabaram resultando em uma pesquisa maior e abrangendo mais pessoas. A princípio, não seriam com pessoas que tiveram Covid, mas, devido à pandemia, surgiu essa necessidade”, disse.
Segundo ela, os voluntários participarão de exercícios aquáticos e avaliações físicas três vezes por semana, durante três meses.
“Vamos aplicar treinamentos de hidroginásticas para idosos e realizar testes de pressão arterial, testes cardíacos, de aptidão física e avaliar a qualidade de vida antes e depois das atividades”, explicou.
O objetivo, segundo Renata, é saber se essas atividades aquáticas vão ajudar os idosos na recuperação pós Covid.
“Com base em estudos já realizados, trabalhamos com a hipótese de que haverá melhoria na qualidade de vida. O ambiente aquático é seguro e benéfico para exercícios cardíacos e musculares. Também consideramos que essa é a melhor época para praticar exercícios aquáticos devido ao calor e tempo seco”, pontuou.
As atividades serão realizadas no Parque Aquático da UFMT. O voluntário que deseja participar do estudo deve procurar a turma da universidade por meio do e-mail.
Os pré-requisitos são: ter mais de 60 anos; ter o disgnóstico que comprove que teve Covid-19 entre 2020 e 2021; ter atestado médico que permita a prática exercícios.
Participam da pesquisa: professor dr. Alexandre Konig Garcia Prado, Renata Neli, Danieli Zata, Thaymara Mikuni, João Ricardo, Paula Soares Francisco, Jhennifer Alves, Edilson Davi.