Com investimento de R$ 100 mil, o Ministério do Turismo está presente na Feira Internacional de Destinos Inteligente (FIDI) que acontece desde domingo (17.03) até a terça-feira (19.03) em Curitiba (PR). O evento dá origem a um encontro onde autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de todo o mundo compartilham experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente.
Além do aporte de apoio, a feira também contou com a participação do Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade, Milton Zuanazzi, a Diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo (DEOTUR), Bárbara Blaudt Rangel, e a Coordenadora de Inovação e Transformação no Turismo, Angela Baltazar. Todos estiveram presentes na abertura e conduziram palestras no segundo dia do evento (18.03).
Na edição de 2024 da FIDI, será desenvolvido, também, o Curso de Formação em Destinos Turísticos Inteligentes, certificado por 6 universidades da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes e do ICF. A capacitação será gratuita para 50 funcionários públicos de toda a América Latina e buscará divulgar entre os gestores públicos vinculados aos territórios turísticos, os modelos de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) como novas abordagens para a gestão e planejamento de destinos.
Além disso, a FIDI Curitiba 2024 sedia, pela primeira vez, a entrega do “IBERO-AMERICAN SMART TOURIST DESTINATIONS AWARDS”, iniciativa criada pela Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com o objetivo de motivar, promover e reconhecer os destinos turísticos, empresas, startups e instituições ligadas à atividade turística que exibam projetos que contribuam para a transformação e desenvolvimento dos DTIs. Esta proposta, inédita para a região, procura tornar visíveis as conquistas em torno da construção de um caminho que visa alcançar uma gestão turística mais competitiva, sistemática, sustentável e inclusiva.
OFICINA – Durante o primeiro dia de FIDI foi realizada a segunda oficina para a discussão da criação da Rede DTI no Brasil, reunindo representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Sebrae e dos estados e municípios participantes do Modelo DTI Brasil, do MTur, e do programa do Sebrae com o BID, Turismo Futuro Brasil. A ideia é criar um grupo colaborativo nos moldes da Rede Iberoamericana de DTI, recentemente criada com a participação de cidades e instituições do México, Colômbia, Argentina e Brasil.
DTI – O Ministério do Turismo possui um vasto trabalho no âmbito de Destinos Inteligentes com o Modelo DTI Brasil. Trata-se de um projeto desenvolvido na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, foi adaptado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do turista e aumentar a competitividade de destinos.
Em um primeiro momento, após avaliação de cumprimento de requisitos para se tornarem um Destino Turístico Inteligente, as cidades recebem certificados de “DTI em Transformação” e após implantarem até 80% dos planos de transformação, que abrange diretrizes com foco em: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade, os locais adquirem o Selo DTI. Vale destacar que a cidade de Curitiba, anfitriã no evento e participante do projeto do Ministério do Turismo, foi recentemente eleita a cidade mais inteligente do mundo no âmbito do Smart City Expo World Congress 2023 em Barcelona.
Recentemente, onze novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação: Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS). Elas cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o certificado. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo