A sete dias do início do Smart City Expo Curitiba 2024, evento que torna a capital paranaense o centro internacional das discussões sobre cidades inteligentes, a organização divulga a lista de finalistas do inédito Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards. O prêmio nacional é destinado a municípios que, assim como Curitiba, investem em projetos sustentáveis e inovadores.
A cerimônia de premiação será na próxima quinta-feira (21/3), no segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2024, às 19h, no Teatro Positivo. Na sequência, haverá apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba e convidados especiais, sob a batuta do norte-americano Ira Levin, em um tributo à soprano greco-americana Maria Callas. A programação faz parte do aniversário de 331 anos de Curitiba.
O prêmio
Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes. É promovido pelo iCities, organizador da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, que será realizada de 20 a 22 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), com o apoio da Prefeitura, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). O prêmio e o evento têm a chancela da Fira Barcelona.
São cinco categorias em disputa: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Equidade Social; Mobilidade Urbana; Transformação e Inovação Digital. Os três finalistas de cada categoria foram selecionados entre os 300 projetos inscritos, de cinco regiões do Brasil. Cidade que nomeia a premiação, Curitiba não concorre.
“A inovação tem de ser compartilhada e Curitiba, cidade mais inteligente do mundo, se alegra de ter um prêmio com seu nome que valoriza outras iniciativas do Brasil e vai realizar uma grande festa para celebrar os vencedores”, destaca o prefeito Rafael Greca.
Finalistas
A premiação brasileira segue o modelo do World Smart Cities Awards, do qual Curitiba é destaque desde 2018 e vencedora, em 2023, do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo.
Puderam se inscrever organizações públicas ou não governamentais, empresas e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que tenham projetos aplicados em cidades brasileiras. “A premiação de cidades inteligentes estimula a gestão pública a pensar de forma mais moderna e eficiente, incentivando o desenvolvimento do nosso país”, afirma diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino.
Os finalistas da premiação
Categoria Cidade Inteligente
- E.I.T.A!Recife (Recife, PE)
- Rio+ (Rio de Janeiro, RJ)
- Salvador Capital Afro (Salvador, BA)
Categoria Cidade Sustentável
- Quintal Florestal Sustentável (Santarém, PA)
- Programa Moeda Verde: (Santo André, SP)
- Programa de Eficiência e Transição Energética (Hortolândia, SP)
Categoria Equidade Social
- Instituto Renault – Geração Futuro Jovens Talentos (São José dos Pinhais, PR)
- Projeto Desenvolve (Itabira, MG)
- Programa Compra Londrina – Felicidade em Compras Públicas Inteligentes (Londrina, PR)
Categoria Mobilidade Urbana
- Programa Tarifa Zero (Leopoldina, MG)
- Ciclovia do Trabalhador (Arapiraca, AL)
- Smart Mobility na prática (Joinville, SC)
Categoria Inovação e Transformação Digital
- Gestão Colaborativa do Município de Niterói (Niterói, RJ)
- Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para (Araguaína, TO)
- Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (São Paulo, SP)