segunda-feira,25 novembro, 2024

Quase meio milhão de brasileiros compram artigos de moda com frequência na internet

Quase meio milhão de brasileiros podem ser considerados digital shoppers de artigos de moda, isto é, consumidores digitais que tendem a fazer compras pela internet com frequência de produtos, como roupas, sapatos e acessórios, em marketplaces ou e-commerces. Os dados são da Serasa Experian que divulga, na Semana do Consumidor, os resultados da pesquisa sobre o perfil de compradores em plataformas online.

Entre os 480 mil digital shoppers com foco em produtos de moda, as pessoas que se declaram mulheres representam 66,7% do conjunto que mais compra digitalmente, enquanto homens são 32,6%. A maioria desses compradores digitais tem idades entre 25 e 29 anos (19,5%). Aqueles com 70 anos ou mais são os com menor incidência (0,7%).

Na análise por classe social, do total de compradores digitais mais assíduos, 52,1% são da classe C. Considerando que a população do Brasil possui 37,3% de pessoas nesta classificação, o volume de  digital shoppers desse conjunto é cerca de 15 pontos percentuais acima da média populacional, o que denota uma predileção maior nessa classe social para o comportamento, quando comparada com as demais. Pelos dados do levantamento, a classe B é a segunda do ranking que mais compra online (24,46%) e a classe D (20,08%) fica em terceiro. A predileção pelo e-commerce é bem menos intensa entre os públicos A e E, que representam respectivamente,1,15% e 2,19% dos digital shoppers por renda.

“A pandemia foi o divisor de águas para potencializar o comércio eletrônico, que converteu até os consumidores mais resistentes às compras on-line. Essa nova ordem mundial abriu portas para que grandes empresas, de diversos segmentos, pudessem ampliar suas vendas online, destacando-se aquelas que conseguiram entender e segmentar seu público-alvo de forma mais assertiva. Para impulsionar esses negócios, temos evoluído no desenvolvimento de ferramentas acuradas e lançado filtros exclusivos que otimizam o direcionamento de campanhas de vendas e marketing, auxiliando cada empresa a chegar ao grupo de pessoas que mais importa para si: os propensos a converter”, avalia Isabela Torres, diretora de Marketing Services da Serasa Experian.

Na hora de pagar as compras

O levantamento mostrou que 46,8% dos compradores digitais frequentes buscam bons preços e, por isso, as ofertas com desconto são as que mais os atraem.

Um outro recorte do estudo revelou que, considerando o total de compradores digitais no Brasil, 9 em cada 10 (86,6%) usam, constantemente, cartões de crédito para finalizar as transações – número bem acima da média da população brasileira adulta, em que apenas 48% utilizam o meio de pagamento com frequência.

Localização

Na visão por localidade, a pesquisa revelou que o Sudeste é a região que concentra a maior parte desse grupo (50,8%), seguido pelo Nordeste (21,9%), Sul (13,3%), Centro-Oeste (8,6%) e Norte (5,5%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), os destaques ficaram com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia, contra as menores incidências identificadas em Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.

Metodologia

Para realizar a pesquisa “Perfil dos Compradores Digitais no Brasil”, foram analisados dados presentes no Polis, plataforma de insights e estudos de mercados da Serasa Experian em novembro de 2023. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação dos filtros “usuários de marketplace e e-commerce” atrelados ao perfil de “compradores de artigos de moda”, captados pelas ferramentas de inteligência de dados da Serasa Experian.

Redação
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