Ainda sem previsão para o lançamento, a IA da Adobe permitiria a criação e edição de músicas de uma maneira bem prática
A Adobe é conhecida por ter programas que permitem edição de imagens como o Photoshop, mas deve ir além na criação de edição de conteúdos, já que está trabalhando em um projeto de IA generativa que vai poder criar e editar uma música.
Essa inteligência artificial permitirá que pessoas que não têm uma grande experiência ou aptidão no campo musical possam criar composições próprias. A partir de comandos de texto, a IA, chamada provisoriamente de Project Music GenAI Control, vai gerar a música que pode ser editável.
Ao criar a canção a partir do texto, o usuário escolhe o gênero musical, e o bot vai criar uma base simples dentro desse estilo. Outros elementos para deixar a música ao seu gosto serão personalizáveis daí em diante.
Edição da música é bastante completa e detalhada
Quando apresentou a tecnologia no Hot Pod Summit, nos Estados Unidos, a Adobe revelou que os controles de edição integrados da IA são capazes de permitir edições muito precisas do conteúdo de áudio gerado, sendo possível customizar padrões de repetição ou a intensidade e estrutura do projeto.
Há a possibilidade, também, de remixar a canção ou deixar o áudio em loop para apresentações e vídeos específicos.
“Uma das coisas mais interessantes sobre as novas ferramentas é que elas não servem apenas para gerar áudio”, afirmou o pesquisador sênior da Adobe Research, Nicholas Bryan, comentando como as opções de edição vão permitir que sejam feitas muitas atividades interessantes a partir das músicas criadas.
- Não há previsão, até o momento, para o lançamento do projeto, que se encontra em estágio inicial de desenvolvimento.
- Quem vem tocando o projeto em conjunto com a Adobe é a Universidade da Califórnia e a Escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon.
- A Meta e o Google já possuem programas que usam IA para tornar comandos de texto em música, então a Adobe já terá concorrência quando lançar o Project Music GenAI Control.
Fonte: Olhar Digital