O cenário tecnológico de 2024 se destaca pela rápida evolução das inovações, impulsionando o mercado e transformando a vida cotidiana das pessoas. Entre as tendências que ganham protagonismo, inteligência artificial (IA) generativa, 5G FWA e cidades conectadas (smart cities) emergem como forças motrizes desse avanço.
A IA generativa chega em 2024 transformando mercados e elevando a experiência do usuário, além de se tornar um mercado de US$ 1,3 trilhão até 2032, de acordo com relatório da Bloomberg Intelligence (BI). Apesar dos desafios iniciais relacionados a custos e consumo de energia, a superação desses obstáculos é evidenciada pela adoção da IA generativa no dispositivo (IA On-Device). Essa abordagem representa um avanço significativo, visto que, ao migrar parte ou todo o processamento de IA para o dispositivo, observamos benefícios tangíveis, incluindo redução de custos, otimização de energia e aprimoramento da experiência do usuário.
Hoje em dia, utilizando o processamento na nuvem, ela necessita de uma quantidade crescente de recursos de infraestrutura, como data centers, energia e custos operacionais. Dessa forma, migrar parte ou todo o processamento de IA para o dispositivo traz uma série de benefícios que, nesse cenário, tornam a IA no dispositivo (ou On-Device AI) uma tecnologia chave para o futuro.
Prevê-se que a inteligência artificial generativa aprimore significativamente a experiência do usuário, elevando os padrões de privacidade e segurança, impulsionando o desempenho e a personalização, ao mesmo tempo em que diminui os custos e otimiza o consumo de energia.
No campo da conectividade, os modems FWA 5G devem ganhar espaço. Dispensando a necessidade de instalação complexa e cabos, os modems devem levar a tecnologia 5G para novos locais, com praticidade. Em 2023, foram lançados os primeiros planos de telefonia para esse tipo de conectividade, sendo que as maiores operadoras do Brasil já possuem o serviço disponível, e a expectativa é da expansão desse modelo.
O avanço tecnológico também é acompanhado por iniciativas inovadoras de gestão pública, impulsionando a expansão das cidades conectadas. Projetos com as luminárias inteligentes, promovido por empresas do setor de tecnologia, têm sido implementados com sucesso em algumas regiões do Brasil. Essas luminárias oferecem telegestão, eficiência energética, conectividade 5G e monitoramento por câmeras, demonstrando a capacidade de transformar espaços urbanos em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Diante dessas tendências, fica claro que a tecnologia está moldando um futuro dinâmico e inovador. A IA generativa, 5G FWA e smart cities não apenas lideram o cenário atual, mas também apontam para um futuro no qual a conectividade, a inteligência artificial e a gestão urbana se entrelaçam para criar soluções mais eficientes e impactantes. À medida que avançamos em 2024, é emocionante testemunhar a rápida transformação do mercado tecnológico e visualizar o potencial inexplorado que essas tendências ainda têm a oferecer.
Silmar Palmeira, da Qualcomm América Latina