O Metaverso é uma tecnologia moderna com grande potencial de transformar a forma como trabalhamos, inclusive em engenharia. Achamos interessante começar este texto citando que o termo foi citado pela primeira vez pelo escritor de ficção científica Neal Stephenson em seu romance Snow Crash, de 1992. Na obra, ele citava como ‘Metaverso’ um possível mundo digital 3D, onde podemos compartilhar dados em tempo real e nos divertir.

Hoje, o Metaverso é uma realidade. Muitos propõem que utilizemos a tecnologia de diversas formas, mas isso ainda não está muito claro como será na prática. Especialistas afirmam que os mundos virtuais poderiam melhorar a colaboração entre trabalhadores, acelerar treinamentos, reduzir a necessidade de espaços de escritório, etc.

Especialmente Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tem se interessado demais pelo Metaverso. Inclusive, ele até chegou a mudar o nome de sua empresa em função disso. O empresário acredita no potencial da tecnologia integrada aos seus negócios, aliada com hardwares de alto desempenho.

O que é o Metaverso?

Vamos nos aprofundar mais sobre o que é, de fato, o Metaverso. Pois bem, esse seria um mundo virtual 3D bastante imersivo, onde as pessoas têm oportunidade de interagir de diversas maneiras. Por exemplo, realizando reuniões, fazendo compras, conversando com amigos, e até assistindo a shows. São muitas oportunidades! Porém, para oferecer todos esses serviços, empresas como Meta, Apple, Google e Microsoft ainda correm contra o tempo para desenvolver subtecnologias de apoio.

Como o Metaverso afetará o futuro do trabalho em Engenharia?

O Metaverso tem o potencial de mudar radicalmente a forma como trabalhamos em Engenharia. Para começar, precisaremos nos adaptar mais rapidamente a ferramentas digitais. Não será mais preciso juntar as pessoas em escritório físico, mas chamá-las para uma conversa em escritório virtual, assistindo a apresentações e simulações 3D. Em outras palavras, poderemos ter uma tradução dos nossos escritórios existentes para um equivalente em três dimensões. Esse é o cenário perfeito para o modelo de trabalho remoto, onde as pessoas trabalham de qualquer lugar.

Será possível, no Metaverso, cumprirmos calendários de reuniões, colaborando – de forma mais eficiente e envolvente – com projetos de colegas ou tirando dúvidas dos nossos próprios projetos, e acionando arquivos em nuvem via plataformas virtuais, a exemplo da 3DEXPERIENCE. Também seria possível realizar treinamentos via visitas virtuais em fábricas, centros de distribuição e canteiros de obras. O aprendizado de habilidades e métodos seria muito mais rápido num ambiente Onboarding.

Claro que, nesse cenário, devem surgir novos modelos de empregos em Engenharia – alguns que nem sequer existem hoje. E outros empregos devem deixar de existir, como aqueles que envolvem riscos aos humanos. Para finalizar, ao mesmo tempo que, com o Metaverso, se aumenta o envolvimento de funcionários, se reduz custos de exercícios via plataformas de computação.

Por que Mark Zuckerberg investe no Metaverso?

Muitos especialistas de mercado dizem que Mark Zuckerberg se antecipou demais com seus investimentos no Metaverso, focando na sua mídia social. Outros dizem que ele é, na verdade, um visionário por acreditar que logo as pessoas poderão, via Metaverso, se transportar para diferentes lugares e experiências, buscar por interações mais naturais e envolventes, valorizar novas e criativas formas de expressão, e construir novos modelos de negócios e comunidades na Internet.

Zuckerberg espera ver um Metaverso “corporificado”, popular nos próximos cinco a 10 anos. Em diferentes discursos que fez recentemente, o empresário afirmou que o Metaverso será a próxima grande plataforma de computação, depois dos smartphones e dos computadores pessoais. Ele também acredita que o Metaverso pode ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo, como a mudança climática e a desigualdade.

Como criar documentos do Office no Metaverso de Zuckerberg?

A empresa de Mark Zuckerberg, a Meta, lançou recentemente o Microsoft 365 para Meta Quest. O mesmo trata-se de um sistema de aplicativo para headset de Realidade Virtual (RV), como Quest 2, Quest Pro e Meta Quest 3. Tal dispositivo poderia ser usado para abrir Word, Excel e PowerPoint – do pacote Office – no Metaverso. Claro que para ativar a ferramenta, o usuário deve requerer uma assinatura do Microsoft 365.

Aqui estão algumas dicas para criar documentos do Office no Metaverso:

  • Use um teclado e mouse Bluetooth para digitar e navegar.
  • Use comandos de voz para controlar os aplicativos.
  • Use gestos de mão para interagir com os documentos.

Observação: Vale destacar que, atualmente, a empresa Microsoft está trabalhando para melhorar seus produtos para interface de usuário natural em Realidade Virtual, com foco em versões mais intuitivas e inovadoras para a geração de documentos.

Interações de tecnologias como estas da Meta e da Microsoft representam um avanço significativo na utilização de novos dispositivos para atividades profissionais, incluindo em Engenharia. Ou seja, o futuro está sendo cuidadosamente moldado com o lançamento de novos hardwares, óculos de RV, monitores e computadores, para termos um mundo muito mais bem conectado para trabalho e lazer. Todas as empresas devem se preparar já para a próxima revolução do Metaverso!

Fontes: TecnoblogTechtargetToolify.a.