Autoridades de saúde israelenses planejam oferecer doses de reforço da vacina Pfizer – BioNTech Covid-19 para pessoas com mais de 60 anos, já que a eficácia da injeção parece diminuir à medida que a variante delta se espalha pelo mundo, confirmou a NBC News na quinta-feira.

Os chefes das organizações de manutenção da saúde que têm administrado a vacina Pfizer começarão a administrar a terceira injeção no domingo, de acordo com a NBC News. As injeções de reforço estão disponíveis para pacientes acima de 60 anos que já receberam sua segunda injeção pelo menos cinco meses antes.

O Ministério da Saúde do país informou na semana passada que a vacina de duas doses é agora apenas 39% eficaz em Israel, onde a variante delta altamente transmissível é a cepa dominante. A injeção ainda funciona muito bem na prevenção de doenças graves, disseram autoridades israelenses, demonstrando 88% de eficácia contra hospitalização e 91% contra doenças graves.

Os dados de Israel, que começou a vacinar sua população antes de muitos outros países, estão reforçando os argumentos dos fabricantes de remédios de que as pessoas eventualmente precisarão receber injeções de reforço para se proteger contra as variantes emergentes.

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, dobrou na quarta-feira seus comentários de que as pessoas precisarão de uma terceira dose da vacina para manter seu alto nível de proteção contra o vírus. A farmacêutica norte-americana publicou na quarta-feira novos dados de um estudo financiado pela empresa que mostrou que a eficácia da vacina caiu para cerca de 84% após quatro a seis meses.

“Vimos também dados de Israel de que há uma diminuição da imunidade e isso começa a impactar o que costumava ser o que era 100% contra a hospitalização. Agora, após o período de seis meses, está ficando baixo nos anos 90 e entre o meio e alto nos 80 ”, disse Bourla no“ The Exchange ”da CNBC .

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a Food and Drug Administration e a Organização Mundial da Saúde disseram que não recomendam as vacinas de reforço da Covid no momento, alegando falta de dados. Autoridades de saúde dos Estados Unidos e do mundo disseram que estão analisando a pesquisa israelense, que não foi revisada por pares e tem poucos detalhes.

“Precisamos estar cientes de que, com o tempo, a eficácia dessas vacinas pode diminuir”, disse Isaac Bogoch, professor de doenças infecciosas da Universidade de Toronto, em uma entrevista recente.

Ele enfatizou que as injeções ainda parecem ser altamente eficazes na prevenção de infecções graves, ajudando os sistemas hospitalares a não ficarem sobrecarregados durante os meses mais frios. Dito isso, “ainda estamos na era Covid e tudo pode acontecer”, disse ele.

“Temos que estar preparados e temos que ser ágeis para que as pessoas possam precisar de um reforço em algum momento”, acrescentou. “Essa vigilância rigorosa que está acontecendo em países como Israel, Reino Unido e outras partes do mundo será muito útil na condução de políticas se e quando precisarmos de reforços.

Os planos de Israel para aumentar sua população vêm dois dias depois que o CDC  reverteu o curso de sua orientação anterior  e recomendou que americanos totalmente vacinados que  viviam em áreas com altas taxas de infecção de Covid  começassem a usar máscaras faciais dentro de casa novamente. As diretrizes cobrem cerca de dois terços da população dos EUA , de acordo com uma análise da CNBC.

Embora a variante delta esteja atingindo mais as pessoas não vacinadas, algumas pessoas vacinadas podem estar carregando níveis mais elevados do vírus do que se pensava anteriormente e estão potencialmente transmitindo-o a outros, disse a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, na terça-feira.

Walensky acrescentou novos dados que mostram que a variante se comporta “de maneira única e diferente das cepas anteriores do vírus”, indicando que algumas pessoas vacinadas infectadas com a variante delta “podem ser contagiosas e espalhar o vírus para outras pessoas”.

“Esta pandemia continua a representar uma séria ameaça à saúde de todos os americanos”, disse Walensky a repórteres por telefone. “Hoje, temos uma nova ciência relacionada à variante delta que exige que atualizemos as orientações sobre o que você pode fazer quando estiver totalmente vacinado.”

fonte: CNBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui