Cuidados com a saúde e segurança durante o feriado prolongado foram temas centrais do “Pit Stop de Carnaval” realizado nesta semana, na entrada principal do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Panfletos e kits orientativos foram entregues aos servidores e colaboradores.
A ação é uma iniciativa da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social e da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) do Tribunal, e contou com o apoio das secretarias municipais da Mulher (SMM), da Saúde (SMS) e de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na ocasião, o Espaço de Acolhimento da Mulher, que é vinculado à SMS, também divulgou serviços ofertados às vítimas de violência doméstica. “No Carnaval, o uso e abuso de álcool, drogas e outras substâncias ilícitas acaba, muitas vezes, resultando em casos de violência doméstica. Então, viemos divulgar a rede de atendimento voltada à essas mulheres, com o foco principalmente na terapia psicológica. Mas também temos as assistentes sociais, serviço de psiquiatria e assistência jurídica. Tudo para fazer esse atendimento humanizado, essa escuta qualificada”, explicou a assistente social do Espaço, Leila Fortes.
Ela acrescentou que todos os atendimentos são gratuitos, não precisam estar regulados no Sistema Único de Saúde (SUS) e não há necessidade de um encaminhamento. Panfletos contendo o “violentômetro”, que traz orientações sobre como a mulher pode identificar se está sofrendo violência doméstica, também foram distribuídos.
Além disso, orientações quanto à atenção e cuidado no trânsito foram repassadas por representantes da Semob e Detran.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui