sexta-feira,22 novembro, 2024

ByteDance lança quatro aplicativos de IA generativa que usam tecnologia da OpenAI

As plataformas Cici AI, ChitChop, Coze e BagelBell não mencionam que elas são de propriedade da dona do TikTok e já contam com milhões de downloads

ByteDance, controladora do TikTok, lançou sem alarde nos últimos meses quatro aplicativos de inteligência artificial generativa para usuários de mercados menores e fora da China, conforme revelação feita pela Forbes. Juntos, eles já contam com milhões de downloads.

As novidades são as plataformas Cici AI, ChitChop e Coze, todas para criação de bots, e BagelBell, voltada para a criação de enredos e textos de histórias de ficção.

Nos sites dos apps e, também, em seus termos de serviço, não há menção à ByteDance. Os quatro são administrados por subsidiárias da empresa, sendo três pela Spring (SG) e um pela Poligon.

A dona do TikTok não desenvolveu nenhuma das novas plataformas. A porta-voz Jodi Seth disse à Forbes que os aplicativos contam com a tecnologia GPT da OpenAI, acessada por meio de uma licença do Microsoft Azure.

Por enquanto, apenas uma das plataformas, a Coze, está disponível para os Estados Unidos, enquanto nenhuma é ofertada na Europa. Jodi comentou que elas ainda estão em fase de testes e se recusou a compartilhar mais detalhes sobre os planos da empresa.

Vale destacar que a ByteDance tem um histórico de lançamento de aplicativos de teste e, em seguida, desativação de qualquer um que não funcione como o esperado. Por exemplo, antes de o TikTok chegar ao mercado norte-americano, a empresa disponibilizou ao público um app de curiosidades, um de gifs e um de notícias – e todos foram descontinuados posteriormente.

Escrutínio regulatório

No Ocidente, a ByteDance vive sob forte escrutínio, pois os reguladores de muitos países temem que o governo chinês tenha acesso aos dados privados dos usuários que usam as plataformas da companhia. A chegada dos novos aplicativos só deve agravar essa situação, inclusive porque Jodi confirmou que as informações das pessoas que baixam os apps em seus smartphones podem ser acessadas por funcionários da empresa na China.

As autoridades também levantaram preocupações sobre o uso da IA por Pequim para roubar propriedade intelectual de empresas estrangeiras. Em dezembro, o portal The Verge relatou que a ByteDance estava usando os grandes modelos de linguagem da OpenAI para criar seu próprio modelo concorrente – uma clara violação dos termos de serviço da desenvolvedora do ChatGPT, que, posteriormente, suspendeu o acesso da dona do TikTok à sua API.

Fonte: Época Negócios

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados