O Music Frame da Samsung é uma caixa de som camuflada como um porta-retrato
Agora é oficial: a Samsung definitivamente tem uma queda por tecnologia “disfarçada”. Seis anos depois de lançar a Frame TV, que mais parece uma obra de arte emoldurada (quando não está ligada), a gigante da tecnologia está lançando um novo alto-falante que também se disfarça e vira uma obra de arte emoldurada (inclusive quando está ligado).
O Music Frame foi apresentado no maior evento de tecnologia do mundo, a CES 2024. Ainda não se sabe quanto ele vai custar ou quando, exatamente, estará à venda, mas já está fazendo sucesso na internet.
O novo dispositivo pode funcionar como um alto-falante autônomo ou ser emparelhado com uma TV Samsung. Ele vem com woofers embutidos – ou seja, caixas para graves – e processamento de áudio inteligente. Tudo para proporcionar aquilo que a Samsung chama de “experiência de áudio premium”.
Você pode inserir suas próprias fotos 20 x 20 cm ou encomendar impressões de um fornecedor terceirizado. Também dá para mudar a aparência das molduras, com bordas personalizáveis.
O Music Frame está longe de ser o único alto-falante multitarefa do mercado. Já existe o Beosound Emerge. da Bang & Olufsen, que, em seu design feito de madeira clara, lembra um livro fino em uma estante.
Existe ainda o Sounds, da Takahiromiyashita the Soloist, que lembra mais uma escultura de concreto no formato do edifício Flat Iron, de Nova York, do que um alto-falante de piso.
A Music Frame também provocou comparações com a coleção Symfonisk da Ikea, que inclui uma prateleira, uma lâmpada e um porta-retratos, todos eles funcionando, na verdade, como caixas de som da Sonos.
Em muitos desses casos, a ideia parece ser a mesma: “as caixas de som geralmente são feias, então criamos esta peça elegante para você fingir que sua casa é um lugar impecável”, diz James Fishler, head de home entertainment da Samsung Electronics America. A fantasia por trás desses equipamentos é óbvia. Sua necessidade, nem tanto.
De todo jeito, para a Samsung, há um valor inegável na tecnologia “disfarçada”. Segundo Fishler, a Samsung Frame TV se tornou uma das favoritas na linha da empresa, “ultrapassando em muito” um milhão de unidades vendidas globalmente.
“Muitos consumidores compram uma segunda Frame mais rápido do que comprariam qualquer outra categoria de TV”, afirma. “O sucesso da Frame foi o que nos inspirou a expandir nosso portfólio de estilo de vida para áudio, com a estreia da Music Frame na CES 2024.”
Ainda é cedo para dizer se o Music Frame atrairá tantos compradores quanto a Frame TV atraiu. Se isso acontecer, provavelmente será para o tipo de pessoa que gosta de equipamentos e de design, que quer ter um alto-falante decente e, talvez o mais importante, que ama uma casa organizada.
Fonte: Fast Company