A Volkswagen declarou que os resultados nos testes de protótipos de baterias em estado sólido, feitas por sua parceira QuantumScape, foram promissores até o momento.
A intenção da montadora com a novidade é fazer seus modelos elétricos mais eficientes e menos caros, com uma vida útil maior da bateria.
O que aconteceu
O protótipo de bateria de estado sólido da QuantumScape “excedeu significativamente” as metas nos testes, de acordo com um comunicado da Volkswagen após averiguações conduzidas pela empresa PowerCo.
Nos testes, a bateria registrou apenas uma perda de capacidade de armazenamento de apenas 5% após mais de mil ciclos de carregamento – o equivalente a cerca de 500 mil km rodados em estradas.
As metas iniciais para esta fase de desenvolvimento eram de 700 carregamentos e uma perda máxima de 20% da capacidade.
Baterias de estado sólido são mais seguras, menores e podem carregar mais rapidamente. Elas substituem o eletrólito líquido convencional e o separador, ambos inflamáveis, por um separador sólido feito de cerâmica, vidro ou polímeros.
Chefe da PowerCo, Frank Blome disse: “esses resultados são muito encorajadores. O resultado final deste desenvolvimento pode ser uma célula de bateria que permite longos alcances, pode ser carregada rapidamente e praticamente não envelhece.”
Fonte: Uol