domingo,24 novembro, 2024

NRF24 vai debater os princípios para o uso de Inteligência Artificial no varejo

O mundo segue evoluindo cada vez mais e de maneira mais veloz em todos os setores da sociedade. E a Inteligência Artificial hoje é parte fundamental desta mudança, inclusive no setor de varejo. Seja no planejamento, na operação ou na relação com o consumidor, que é cada vez mais importante para as marcas.

Muitos varejistas estão a avançando rapidamente na integração da Inteligência Artificial em suas empresas. De acordo com o IDC, empresa de estudo de mercado, o setor varejista ocupa o segundo lugar entre todos os setores industriais nos gastos em tecnologias de IA. Mostrando que quem não se movimentar e integrar a Inteligência Artificial em suas estratégias e operações comerciais vai ficar para trás.

Sim, o varejo está em constante mudança. O que valia ontem, não vale mais hoje e talvez ganhe novos contornos amanhã. O modelo de negócios segue em transformação, hoje empurrado com força pela tecnologia. Coisas boas vem por aí? Claro! Mas algumas preocupações também. E exatamente por isso algumas precauções são necessárias. Principalmente quando falamos de Inteligência Artificial.

Princípios de uso

Dado o contexto, é fundamental que varejistas que adotem a Inteligência Artificial tenham a tecnologia alinhada aos valores e missões das companhias, mostrando um controle sobre o tema. Justamente pensando nisso a National Retail Federation (NRF), por meio do Centro para Risco Digital e Inovação, lançou recentemente um relatório adiantando muito do que vai se discutir na NRF24 e já separando quatro princípios de uso da Inteligência Artificial no setor.

Governação e gestão de riscos:

Os varejistas devem desenvolver uma forte governança interna das ferramentas e capacidades de IA como base fundamental para a gestão de riscos e para garantir que a Inteligência Artificial proporcione os benefícios esperados.

Envolvimento e confiança do cliente:

Os varejistas devem ser transparentes sobre a utilização de IA que tenha um efeito legal ou similarmente significativo sobre um cliente, estabelecer salvaguardas para evitar a discriminação ilegal contra classes protegidas de indivíduos e alinhar a sua governança de aplicações de Inteligência Artificial voltadas para o consumidor com privacidade interna, segurança cibernética e outras políticas de governança de dados.

Aplicações e utilização da força de trabalho:

Os varejistas devem se envolver na supervisão e revisão contínuas das aplicações de IA que possam impactar diretamente os funcionários ou que sejam utilizadas pela força de trabalho para apoiar as necessidades do negócio.

Responsabilidade dos parceiros de negócios:

Os varejistas devem estabelecer diretrizes e expectativas claras para os parceiros de negócios que fornecem ferramentas, conjuntos de dados e serviços de IA.

Vale ressaltar que tais princípios podem ser utilizados por qualquer varejista pensando em suas estratégias e governança de Inteligência Artificial, sendo particularmente relevantes para pequenas e médias empresas que podem estar em fase inicial de utilização de aplicações e tecnologias de IA.

Tudo isso e muito mais será debatido na NRF Retail’s Big Show 2024, que será realizada entre os dias 14 e 16 de janeiro, em Nova York, contará com 450 palestrantes, 1.000 expositores, 6.200 marcas e tem a expectativa de receber 40 mil visitantes.

A maior feira de varejo do mundo terá cobertura completa da MERCADO&CONSUMO, in loco, seja pelo portal, pelas redes sociais e pelos canais de vídeo e áudio da plataforma. Não perca!

Com informações de Mercado&Tech

Redação
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