Algumas empresas estão usando a inteligência artificial para permitir até conversas com o carro
As expectativas com a inteligência artificial não param de crescer. Desde que o ChatGPT da OpenAI chocou o mundo no ano passado com suas respostas assustadoramente humanas a perguntas aleatórias e sua capacidade de compor sonetos shakespearianos sobre qualquer coisa em segundos, praticamente todas as empresas do planeta anunciaram algum tipo de estratégia que utiliza a inteligência artificial (IA).
A IA está chegando até mesmo ao seu carro, na forma de assistentes de voz mais sofisticados, criados com base nos grandes modelos de linguagem subjacentes aos chatbots de IA generativa, como o ChatGPT. Na terça-feira, a TomTom (que você provavelmente conhece por suas unidades de GPS) anunciou um novo assistente de voz que pretende vender para empresas de automóveis, com base na tecnologia da OpenAI.
Já vimos como algo como o ChatGPT pode ser muito mais útil do que seus antecessores, como Alexa e Siri. Agora, esse mesmo salto tecnológico está chegando aos carros. O produto, que, segundo a TomTom, poderia ser integrado ao sistema multimídia de um carro, está chegando graças a um acordo com a Microsoft, uma das principais investidoras da OpenAI.
Os motoristas poderão “conversar naturalmente com seu veículo”, diz a TomTom. Eles também poderão “pedir ao assistente com tecnologia de IA para navegar até um determinado local, encontrar paradas específicas ao longo da rota e controlar vocalmente os sistemas de bordo para, por exemplo, aumentar a temperatura, abrir as janelas ou mudar as estações de rádio”.
Muitos carros já vêm com assistentes de voz que podem entender comandos vagos, como “estou com frio”, ou comandos extravagantes, como “conte-me uma piada”. Mas mesmo os sistemas mais avançados do setor automobilístico têm seus limites e muitas vezes não entendem o que o motorista está dizendo. Se os assistentes de voz pudessem entender uma gama mais ampla de comandos e executá-los, isso poderia tornar a direção mais conveniente e reduzir a dependência de telas sensíveis ao toque que causam distração.
A Mercedes-Benz fechou um acordo semelhante com a Microsoft para levar o ChatGPT para seus carros em junho. Na época, a empresa disse que os motoristas logo poderiam fazer perguntas complexas aos seus carros e ter conversas completas. Segundo informações, a General Motors também está explorando essa possibilidade.
Provavelmente, é apenas uma questão de tempo até que os carros da Tesla também tenham a capacidade de conversação via inteligência artificial. O CEO da Tesla, Elon Musk, fundou uma empresa de IA chamada xAI, que recentemente lançou uma ferramenta com tom sarcástico chamada Grok.
Por: Tim Levin
Traduzido por: Thiago Moreno
Fonte: Motor1.com Brasil