O estado norte-americano tem sido atingido por secas extremas nos últimos anos, e a nova regra poderá ajudar a levar água potável para a população
Há anos o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, sofre com secas extremas e, como consequência, tem lutado para garantir água potável para os seus mais de 39 milhões de habitantes.
Para minimizar o problema, autoridades locais aprovaram na terça-feira (19) regras para permitir que as agências de água cuidem da reciclagem de águas residuais (esgoto ou efluente industrial ou agrícola) e coloque nas tubulações que transportam água potável para residências, escolas e empresas.
“A água é tão preciosa na Califórnia. É importante que a utilizemos mais de uma vez”, disse Jennifer West, diretora-gerente da WateReuse California, ao jornal The Guardian.
O uso de água residual no estado norte-americano não é novidade. Por exemplo, o time de hóquei da liga secundária Ontario Reign a utiliza para fazer gelo para sua pista; a estação de esqui de Soda Springs, perto do Lago Tahoe, para fazer neve; e os agricultores do vale central, para regar as suas colheitas.
Mas, para o consumo direto, é novidade. E apenas mais um estado nos Estados Unidos tem essa prática, o Colorado.
Consumidor precisa ser convencido
Segundo o The Guardian, os reguladores levaram mais de 10 anos para desenvolver as novas regras, um processo que incluiu múltiplas revisões por painéis independentes de cientistas.
E a votação foi anunciada por algumas das maiores agências de água locais, que têm planos de construir enormes estações de reciclagem nos próximos anos. Mas elas precisarão de apoio público para concluir estes projetos, o que significa que ter]ao de convencer os clientes de que a água residual reciclada não é nojenta e é segura para beber.
Darrin Polhemus, vice-diretor da divisão de água potável do conselho de controle de recursos hídricos da Califórnia, afirmou ao The Guardian, que o tratamento da água é extremamente rigoroso. “Tem a mesma qualidade de água potável e provavelmente melhor em muitos casos.”
Joaquin Esquivel, presidente do conselho estadual de controle de recursos hídricos, que aprovou as novas regras na terça-feira, observou que a maioria das pessoas já bebe água reciclada. Isso porque grande parte das estações de tratamento de águas residuais devolve a água tratada aos rios e riachos.
“Toda a água é reciclada. O que temos aqui são padrões, ciência e – o que é mais importante – monitoramento que nos permitem ter a fé de que se trata de água pura”, completou.
Texto: Um só Planeta