O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, com entrada gratuita
A 15ª edição do Festival de Siriri e Cururu ocorre neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Cuiabá, com espetáculos inspirados nas raízes indígena, afro-brasileira e religiosa do povo mato-grossense. Com investimento de R$ 770 mil do Governo de Mato Grosso, o evento é realizado no Ginásio Aecim Tocantins, a partir das 19h, com entrada gratuita.
“Com total incentivo e fomento do Governo de Mato Grosso, esta edição traz como elemento principal o respeito, o cuidado e o protagonismo dos grupos e detentores destas tradições. Juntos, articulados e fortalecidos, os grupos assumiram a organização de todas as etapas do evento, e assim podem seguir caminhando na trilha do desenvolvimento profissional e colocar o Estado na agenda dos grandes eventos de cultura popular do país”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.
Ao todo, são 12 grupos que se apresentam no Festival, entre eles alguns formados em quintais tradicionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger.
A programação conta com espetáculos do grupo de cururu Tradição Cuiabana e os de siriri Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana, Estrela Guia, Vitória Régia do Pantanal, Raízes Cuiabanas, Flor do Campo, Flor de Atalaia, Coração Tradição Franciscano, Siriri Elétrico e Flor Ribeirinha.
O diretor artístico do festival, Avinner Brandão, conta que os mestres e artistas do siriri e cururu estão ansiosos, principalmente porque nesta edição eles são os responsáveis pela organização e a produção artística do evento.
“Especialmente porque os grupos estão assumindo o protagonismo de sua própria história, sem interlocutores. Eles têm voz ativa na tomada de decisões. Então, podemos dizer que é a cultura pensada pelo povo, para o povo”, afirmou.
Divulgação
Além de reconhecer e fortalecer o trabalho dos grupos e mestres, permitindo que eles assumam o protagonismo do Festival, o secretário titular da Secel, Jefferson Neves, destacou a importância do evento para a valorização e a difusão das manifestações culturais do Estado.
“O Festival de Siriri e Cururu é um dos maiores eventos da cultura popular mato-grossense, e esta será a maior edição do evento, com uma expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, considerando a capacidade do Ginásio Aecim Tocantins. Convidamos toda população para prestigiar o belíssimo trabalho dos grupos de siriri e cururu, aproveitando o conforto de assistir aos espetáculos em um espaço coberto e com a segurança necessária para receber as famílias”, afirmou.
Confira abaixo a programação completa:
15/12 – SEXTA – 19h
– Dispositivo de autoridades
– Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
– Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
– Grupo de Siriri: Voa Tuiuiú
– Grupo de Siriri: São Gonçalo beira rio
– Grupo de Siriri Flor Serrana
16/12 – SÁBADO – 19h
– Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
– Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
– Grupo de Siriri Estrela Guia
– Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal
– Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas
– Grupo de Siriri Flor do Campo
17/12 – DOMINGO – 19h
– Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
– Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
– Grupo de Siriri Flor de Atalaia
– Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano
– Grupo Siriri Elétrico
– Grupo de Siriri Flor Ribeirinha
Divulgação
Serviço
Festival de Siriri e Cururu
Data: 15, 16 e 17 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Local: Ginásio Aecim Tocantins, na avenida Agrícola Paes de Barros, bairro Verdão, em Cuiabá (MT).
Informações: @institutonandaia no Instagram
Por Graciele Leite | Secel-MT