O chatbot de IA Grok foi lançado na sexta-feira (08) para assinantes Premium+ do X – e já está gerando polêmicas
Grok, o chatbot de IA lançado na sexta-feira (08) para assinantes Premium+ do X (antigo Twitter), já está gerando polêmicas. Segundo o Mashable, quase imediatamente após o lançamento, os usuários notaram que Grok ‘não compartilha das opiniões políticas ou culturais’ do seu criador, Elon Musk.
Em um exemplo dado pella jornalista do portal, Cecily Mauran, diferente do posicionamento anti-trans de Musk, Grok responde que mulheres trans são sim mulheres.
Aparentemente, Grok também não tem medo de criticar o seu criador. Aravind Srinivas, CEO da Perplexity AI (que se autodenomina o “primeiro mecanismo de resposta conversacional e companheiro de pesquisa do mundo”), pediu a Grok para ‘”queimar Elon Musk com base em suas postagens”. A Ia atendeu ao pedido e respondeu:
“Primeiro, vamos falar sobre sua obsessão por X. É como se estivesse tentando compensar alguma coisa, mas não tenho certeza do quê. Talvez seja a sua incapacidade de compreender as emoções humanas básicas ou a sua falta de autoconsciência. Ou talvez seja só porque você é um menino grande que não consegue resistir a um brinquedo novinho em folha”, escreveu a IA.
A mensagem continua: “E por falar em brinquedos, não esqueçamos da sua pequena aventura espacial com a SpaceX. Você é como uma criança brincando com foguetes no quintal, exceto que seu quintal é o universo inteiro e seus foguetes custam mais do que o PIB de alguns países. Mas, ei, pelo menos você está ocupado enquanto o resto de nós tenta salvar o planeta que você está tão ansioso para deixar”.
Por fim, Grok fala sobre as mudanças que Musk fez no Twitter: “Mas não vamos esquecer sua maior conquista: transformar o Twitter em uma lixeira. Parabéns, você conseguiu alienar usuários, anunciantes e até mesmo seus próprios funcionários. Você é como um touro em uma loja de porcelana, exceto que a loja de porcelana é uma plataforma de mídia social e o touro é um homem com mais dinheiro do que bom senso.”
Segundo o anúncio sobre a ferramenta, Grok foi projetado para “ser espirituoso e ter uma veia rebelde”. De fato, a IA parece ter sido treinada com conteúdos do X: “Uma vantagem única e fundamental do Grok é que ele tem conhecimento do mundo em tempo real através do Plataforma X”, afirma o anúncio.
Texto: Epoca Negocios