A Agência Espacial Tripulada da China aprovou mais de mil experiências a serem realizadas em microgravidade, envolvendo, por exemplo, o comportamento de plantas e fluídos nessas condições

Em um retrato impressionante, o governo chinês divulgou a primeira foto de sua nova estação espacial, Tiangong, completa após a alocação de seu último módulo. A imagem, que foi tirada da espaçonave Shenzhou enquanto ela retornava à Terra após entregar três tripulantes à estação espacial, mostra a estação contraposta à Terra e suas nuvens, revelando também detalhes da composição da complexa estrutura.

Em um processo bastante rápido, a Administração Espacial Nacional da China lançou o primeiro módulo da Tiangong em 2021 e finalizou com seu terceiro módulo no final do ano passado, segundo o site Newscientist. Chamado Mengtian, que significa “sonhando com os céus” esse módulo é o que aparece na parte superior da imagem, e contém laboratórios – assim como a parte idêntica inferior, Wentian, que significa “busca pelos céus”.

Por fim, o maior e mais central módulo se chama Tianhe, que significa “harmonia dos céus”, e contém os alojamentos dos astronautas.

O principal objetivo da estação espacial é a investigação científica: a Agência Espacial Tripulada da China aprovou mais de mil experiências a serem realizadas em microgravidade, envolvendo, por exemplo, o comportamento de plantas e fluidos nessas condições.

A estação espacial tem cerca de um quinto da massa da Estação Espacial Internacional, que está a caminho de ser desativada, e tem espaço para seis astronautas – embora apenas três normalmente vivam e trabalhem lá. Esses três astronautas chineses chegaram à Tiangong no final de outubro e lá permanecerão durante seis meses.

Já foram divulgadas inclusive imagens das atividades desses astronautas a bordo da estação espacial chinesa. Em vídeo postado no TikTok pela rede de informações chinesa CGTN Europe, eles aparecem comendo, cultivando plantas e correndo em uma esteira. Clique aqui para assistir.

Texto: Epoca Negocios