O CSS também participou da Conferência Ethos em São Paulo, evento contou com seis palcos simultâneos e mais de 60 painéis de discussão sobre questões socioambientais

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) foi um dos participantes proeminentes do ‘I Fórum de Sustentabilidade do Estado do Tocantins’, realizado nos dias 20 e 21 de novembro em Palmas. Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Tocantins (Sebrae/TO) e pela Energisa, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável para o estado.

O evento contou com palestras, workshops, mesas redondas e exposições focadas em ações voltadas às práticas ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês que significa ambiental, social e governança.

Claudia Sakai, coordenadora de ESG do Sebrae Tocantins, destacou que este primeiro fórum representa uma oportunidade única de reunir parcerias estratégicas institucionais em prol da disseminação de práticas sustentáveis.

“O evento foi projetado com uma programação especial envolvendo temas atuais como ESG, mudanças climáticas, estratégias de baixo carbono e investimentos sócio ambientais”, pontuou Sakai.

O evento congregou representantes dos setores público, privado e da sociedade civil, propiciando discussões sobre as tendências de sustentabilidade no estado do Tocantins e a construção coletiva de uma agenda de desenvolvimento sustentável.

Para Fernando Ferrarin Ruiz, interlocutor do CSS no Tocantins, o encontro é uma oportunidade de trocas de experiências e acredita que em novas parcerias visando à promoção da sustentabilidade. “Estamos na expectativa que os cases de sucesso apresentados se multipliquem e novas parcerias sejam estabelecidas para promoção da sustentabilidade”, afirma.

No evento, Nager Amui, coordenador do CSS, contribuiu com o painel sobre ‘Parcerias Projetos Sustentáveis’, e na oportunidade, apresentou o CSS, detalhando as ações e atividades realizadas neste polo de referência nacional do Sebrae em sustentabilidade.

Além disso, ele participou do Talk de Sustentabilidade, para expor ideias e práticas focadas em ESG e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) aos participantes.

“Tivemos aqui a oportunidade de mostrar o prédio do CSS e as ações sustentáveis que o executamos rotineiramente. Apresentamos o panorama da pesquisa e do autodiagnostico em ESG para os pequenos negócios, que realizamos neste ano. É necessário discutir o tema da sustentabilidade e notamos que os participantes estavam muito interessados em pautas como ações voltadas a práticas ESG, nos ODS, gestão de resíduos, economia circular e assuntos voltados a ações sustentáveis”, afirma.

Gerido pelo Sebrae Mato Grosso e localizado na sede da instituição, em Cuiabá, o CSS oferece visitas técnicas e disponibiliza conteúdos para apoiar micro e pequenas empresas na implementação de práticas sustentáveis em seus negócios. Com uma trajetória de 13 anos, o CSS é referência nacional do Sistema Sebrae em temas relacionados a sustentabilidade e empreendedorismo sustentável, por se dedicar a promover e incentivar práticas voltadas ao ESG, no âmbito empresarial e na sociedade em geral.

Conferência Ethos

Buscando integrar os espaços de convergência para líderes e especialistas comprometidos com práticas sustentáveis e responsáveis, o CSS também participou da ‘Conferência Ethos 360°’, realizada de 21 a 22 de novembro, no Expo Barra Funda, em São Paulo. Durante os dois dias, são abordados temas como mudança climática, questões socioambientais, responsabilidade social empresarial e enfrentamento às desigualdades brasileiras, entre outros.

Para a gerente interina do CSS, Erika Cunha, o evento fortalece o compromisso de instituições e da sociedade em prol de práticas empresariais responsáveis e também desbrava as tendências discutidas pelo mundo. “É uma oportunidade de ter olhos e ouvidos atentos a todas as novidades e discussões para que possamos implementar melhores práticas e criar novos conteúdos”, pontua.

A Conferência Ethos contou com seis palcos simultâneos e mais de 60 painéis de discussão sobre questões socioambientais, ações climáticas e a agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), mais conhecida pela sigla em inglês ESG, no qual foram apresentadas as responsabilidades de empresas e população para as pautas.

Além disso, durante o evento, o Instituto Ethos realizou quatro lançamentos: o Guia de Gestão de Integridade Privada (GGIP), o Pacto Federativo Climático, a Minuta do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e o documento de Due Diligence em Direitos Humanos: compromisso com práticas empresariais responsáveis.