O estudo estima que num cenário onde civilizações extraterrestres são raras, o contato pode levar 400 mil anos para acontecer

Se a humanidade existe, o que impede que outras civilizações inteligentes existam no Universo e entrem em contato conosco? Essa questão é conhecida como Paradoxo de Fermi e há algum tempo pesquisadores têm tentado respondê-la. Agora, um novo estudo aponta que podemos ter que esperar até 400 mil anos para sermos contatados extraterrestres.

Para quem tem pressa:

  • O estudo estimou quantas civilizações inteligentes comunicantes existem na Via Láctea;
  • Em cenários onde são mais raras, acredita-se ter 110, onde são mais comuns, estima-se 43 mil;
  • A partir disso foi definido quanto tempo podia levar para haver contato entre diferentes civilizações nos diferentes cenários;
  • No mais raro, 400 mil anos, no mais comum, 2 mil anos.

Civilizações inteligentes comunicantes 

O estudo foi publicado no The Astronomical Journal e conduzido pelos pesquisadores Wenjie Song e He Gao. Primeiro foram estimados o número de civilizações inteligentes extraterrestres comunicantes (CETIs) existentes no Universo, com base na probabilidade de surgir um planeta rochoso habitável e o estágio em que se encontra a estrela hospedeira.

A partir disso, depois foram criados nove cenários diferentes onde as CETIs variaram entre raras, cerca de 110 em toda Via Láctea, e comuns, na casa de cerca de 43 mil. Por fim, estimou-se quanto tempo uma civilização comunicadora teria que sobreviver antes de receber o sinal de outra. No cenário mais raro era preciso esperar 400 mil anos e no mais comum, cerca de 2 mil anos.

A razão pela qual não recebemos um sinal pode ser porque o tempo de vida da comunicação humana não é suficientemente longo no momento.Trecho do artigo

Além disso, foi proposto que o tempo de vida de uma civilização comunicadora é limitada por ela mesma e por fatores externos, como questões populacionais, aniquilação nuclear, mudanças climáticas repentinas, cometas invasores e mudanças ecológicas, conhecido como argumento do Juízo Final.

Se isso estiver correto, talvez os humanos podem não receber sinal algum antes de serem extintos.

Probabilidades incertas

Outros estudos probabilísticos sobre o Paradoxo de Fermi sugerem que as nossas buscas por outras civilizações ainda são muito limitadas. Isso porque, para que alguém recebesse um sinal enviado pela Terra, ele precisaria estar relativamente próximo de nós.

No entanto, os pesquisadores também apontam que existem incertezas quanto a essa probabilidade e CETIs podem ser encontradas por aí, mais cedo ou mais tarde. Além disso, talvez os alienígenas não queiram fazer contato conosco.

Texto: Olhar Digital