Segundo Wopke Hoekstra, já não há razão para excluir essas nações da obrigação de fornecer auxílio financeiro

Wopke Hoekstra, comissário da União Europeia para a ação climática, disse que grandes economias emergentes com elevadas emissões de gases do efeito estufa, como a China e os petroestados do Golfo, precisam contribuir para um fundo para resgatar os países pobres atingidos pelas mudanças climáticas.

Em entrevista para um pequeno grupo de jornalistas, ele afirmou que já não há razão para excluir essas nações da obrigação de fornecer ajuda.

“Precisamos de tanto mais dinheiro que necessitamos basicamente de todos com capacidade para pagar e contribuir”, observou Hoekstra. O financiamento climático e a ação climática exigirão significativamente mais dinheiro. Não estou falando de 20% ou 30% a mais – quantias incrementais – mas de fatores adicionais nos próximos anos. Precisamos de dinheiro do setor privado e precisamos de muito mais dinheiro do setor público.”

A questão das finanças para os países mais pobres, inclusive, será um dos centros das atenções na COP28, cúpula do clima realizada pela Organização das Nações Unidos que começa no dia 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O jornal The Guardian destaca que durante décadas não se esperavam contribuições da China e de outros países classificadas como em desenvolvimento, como Coreia do Sul, Rússia, EAU, Arábia Saudita e Qatar. Agora, no entanto, a UE e os países ricos, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos, estão pedindo que eles sejam doadores.

“Estou dizendo [à China] e a outros que experimentaram um crescimento econômico significativo e uma riqueza verdadeiramente maior do que há 30 anos, que com isso vem a responsabilidade”, pontuou Hoekstra. “Simplesmente porque é justo e porque o problema é tão grande, que realmente precisamos de todos.”

O comissário da EU para a ação climática também disse aos jornalistas que está exortando as nações pobres de África e da América Latina a pressionarem as economias em desenvolvimento a contribuam para o fundo.

Texto: Um só Planeta