Gerada por inteligência artificial, a imagem chegou a confundir usuários da internet, levantando suspeitas se seria real ou não
Uma imagem recentemente se tornou viral ao retratar uma “rara fotografia de Mona Lisa e Leonardo da Vinci tirada em Florença em 1504”. Gerada por inteligência artificial, a foto chegou a confundir usuários da internet, e levantou suspeitas se seria real ou não.
Conforme descoberto pelo site de verificação de fatos Snopes, a ilustração apareceu pela primeira vez em junho no Imgur, plataforma de compartilhamento de imagens. Depois, chegou a uma publicação do Reddit com a legenda “Leonardo Da Vinci e Mona Lisa 1504”. A partir daí, espalhou-se rapidamente por várias plataformas de mídia social, incluindo Facebook e TikTok.
A imagem em questão retrata uma mulher que parece um pouco mais velha que a famosa Mona Lisa, inclinando-se para o icônico artista italiano Leonardo da Vinci. Seu estilo se assemelha a uma fotografia antiga em tom sépia, dando-lhe uma aparência envelhecida e autêntica.
Autenticidade
A revelação da não-autenticidade da imagem pode ser verificada no fundo, onde aparece a pintura de outra mulher na mesma pose e roupas da famosa Mona Lisa com as mãos estranhamente contorcidas. Mãos contorcidas, aliás, são uma das formas mais rápidas de identificar imagens geradas por IA.
Mas o mais importante é que a fotografia só foi inventada séculos depois de 1504. A primeira fotografia bem-sucedida da natureza só foi capturada por volta de 1826 ou 1827 por Joseph Nicéphore Niépce, usando um dispositivo conhecido como câmera obscura.
Verificação da IA
Embora os detetives da internet tenham sido rápidos em identificar a “foto” como encenada, uma pessoa criticou que tais imagens deveriam vir com rótulos de IA, pois “muitas pessoas crédulas considerarão isso como história real”.
A IA tem enorme capacidade de geração de imagens realistas, e o ocorrido também serve como um lembrete do potencial de desinformação através de tais criações.
“Numa era em que distinguir os fatos da ficção pode ser um desafio, o pensamento crítico e a verificação dos fatos continuam a ser ferramentas essenciais para navegar no panorama digital”, reforça Mikelle Leow em artigo no portal Design Taxi.
Texto: Epoca Negócios