Bolsa de valores pode ser imprevisível, mas nova IA quer combinar dados econômicos e de redes sociais para prever oscilações
Investir na bolsa de valores pode ser arriscado. No entanto, ela é um importante fator para se observar a economia e o bem-estar socioeconômico de um país, e modelos preditivos para analisar possíveis quedas e aumentos já existem. Agora, pesquisadores levaram isso a outro nível e, usando IA, mesclaram dados históricos, informações de redes sociais e outras razões que causariam oscilações para tornar mais seguro aplicar dinheiro.
Predição de ações na bolsa de valores
Modelos que preveem como a bolsa de valores deve se comportar já existem, mas há duas vertentes para esse tipo de tecnologia: por um lado, alguns modelos analisam apenas o aspecto técnico, enquanto outros apenas o fundamental.
Na parte técnica, esses sistemas utilizam informações de preços anteriores para prever tendências futuras, por vezes ignorando dados externos que causaram a oscilação. Já na parte fundamental, o estudo se concentra em entender como eventos externos influenciam nos valores, como crises econômicas no geral.
De acordo com os pesquisadores responsáveis pela nova IA, ambos modelos apresentam falhas. Assim, eles resolveram desenvolver um sistema que junte os dois para ter mais precisão.
IA das ações
- O sistema em questão foi batizado de ALERTA-Net. Trata-se de uma IA que usa dados macroeconômicos, dados de pesquisa e conteúdos de redes sociais para antecipar oscilações no preço das ações, além de volatilidades e tendências na bolsa de valores.
- Segundo eles, essa é uma das primeiras iniciativas que combina informações de redes sociais nessa pesquisa. A rede usada foi o X (antigo Twitter) e eles o fizeram depois de observar a influência da plataforma na discussão sobre o mercado.
- Para desenvolver a IA, os pesquisadores selecionaram 41 ações “blue-chip” (refere-se às ações de maior valor de mercado, de marcas já consolidadas) no Global Industry Classification Standard (um padrão de classificação na bolsa de valores).
- Então, eles recuperaram informações do X/Twitter (também usando IA), incluindo 7 milhões de publicações sobre as respectivas ações selecionadas, e as juntaram ao resultados da primeira etapa.
- Eles também usaram dados da Federal Reserve, o sistema de bancos centrais dos Estados Unidos.
Resultados
Quando testada, a IA que prevê a bolsa de valores teve um resultado melhor do que o DP-LSTM, uma renomada rede de previsão de movimentação de ações, assim como outros modelos preditivos semelhantes.
Agora, os pesquisadores querem integrar mais dados ao modelo, incluindo áudio e vídeo, para torná-lo ainda mais preciso.
Segundo o site Tech Xplore, para eles, o modelo pode ajudar a prever outros tipos de dados, como o tempo de espera no trânsito em rodovias e estradas.
Texto: Vitoria Lopes Gomez