Estamos em um momento em que inovação e tecnologia avançam mais rapidamente e em menos tempo do que em outras épocas. E podemos afirmar que isso ocorre em todas as áreas da sociedade, impactando de uma forma ou de outra qualquer tipo de mercado.
Na última semana muito sobre isso foi debatido no TecToy Day, evento inspirado no Apple Day e que a TecToy criou para que todo o setor de meios de pagamento e automação comercial pudesse conhecer os novos projetos da empresa, assim como os produtos e dispositivos que serão comercializados nos próximos meses.
Além das novidades que a empresa disponibilizará ao mercado, importantes conteúdos foram debatidos no TecToy Day, como no painel “Inovação e Tecnologia”. Célio Martinez, CEO da Mercado&Consumo, recebeu no palco do evento Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy, Cristina Souza, fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, e Fiore Mangone Jr., diretor sênior de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Brasil.
Inovação e tecnologia, mas também todo o entorno deste pacote foi abordado no painel. E com um foco principal: a experiência do consumidor. “Além de contar com opções em tecnologia é importante ter uma gama de parceiros que também ofereçam o que chamamos de solução. Esse conjunto vai fazer com que a gente possa entregar uma experiência contínua, segura e personalizada. E é isso que muita gente está querendo”, revelou Valdeni Rodrigues logo no início do bate-papo.
“Os equipamentos estão cada vez mais completos, cada vez mais complexos e demandando cada vez mais tecnologia. Tanto os terminais de pagamento, quanto os equipamentos de automação comercial necessitam de maior capacidade de processamento, necessitam de maior conectividade. E olhando para o futuro o que vemos é que esses terminais vão colaborar ainda mais com o usuário”, afirmou Fiore Mangone, da Qualcomm.
Tecnologia para todos
Não importa o mercado, não importa o tamanho. Chegamos em um momento que a tecnologia alcançou a todos. E se a volta ao básico trouxe o consumidor de volta ao centro, chegamos também ao ponto de ser praticamente impossível abrir mão de inovação. “Mesmo o pequeno estabelecimento pode começar a sua jornada de melhorar toda a experiência de atendimento ao consumidor. Nós temos várias opções de equipamentos. Então a jornada começa do tamanho que seja necessário”, garantiu o CEO da TecToy.
“As empresas voltadas tanto para software, quanto para máquinas, assimilaram a importância de entender a jornada de cada um dos diferentes negócios do mercado e o foodservice hoje está estritamente conectado ao público do varejo. O consumidor, especialmente o brasileiro, é aberto à tecnologia. Mas tem que ser uma tecnologia de fácil entendimento. Você não pode ‘brigar’ com ela. A digitalização tem que pensar no básico. E o básico é eficiência operacional e uma ótima experiência para o consumidor”, garantiu Cristina Souza.
E um dos principais pontos que conseguem de certa maneira encantar e engajar o consumidor é a personalização. “Lá atrás, na época dos nossos pais, eles iam naquela vendinha e eram reconhecidos e chamados pelo nome. Isso fazia diferença na experiência. E ainda faz. E passa a ser uma verdade novamente com o uso, por exemplo, do reconhecimento facial. A Inteligência artificial já está acontecendo no mundo dos smartphones, no mundo dos computadores e vai acontecer certamente no mundo