Na quinta-feira (16), o Google Cloud e o Spotify anunciaram a expansão de sua parceria, que vem desde 2016. Ela promete aprimorar a plataforma de streaming de áudio em distintas áreas, como infraestrutura, dados, tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

Dessa forma, o Spotify poderá explorar as ferramentas de inteligência artificial do Google Cloud para aprimorar aspectos importantes da plataforma. Isso inclui o uso de modelos de linguagem (LLMs), treinados para entender e gerar conteúdo de maneira semelhante à humana. Eles buscam aprender padrões para a geração de textos, entre outros usos.

De acordo com o Google Cloud, essa parceria permitirá ao Spotify melhorar três pontos críticos de seu serviço:

  • Descoberta de conteúdo: melhora o algoritmo para encontrar e apresentar conteúdo da plataforma para os usuários;
  • Recomendações personalizadas: o modelo de linguagem poderá entender os padrões dos usuários para recomendar podcasts e audiobooks;
  • Escuta segura: a tecnologia conseguirá encontrar e sinalizar conteúdo potencialmente danoso para prevenir o consumidor de dar o play no tipo de produção.

Aumento de recursos do Spotify

Além de melhorar a experiência para o usuário, a parceria entre as empresas visa ampliar os recursos centrais e da plataforma back-end do Spotify. Vale lembrar que a companhia é também reconhecida na comunidade de desenvolvedores como o criador do Backstage, estrutura de código aberto para a construção de portais.

Segundo Tyson Singer, Vice Presidente de Tecnologia e Plataforma do Spotify, “A colaboração e a co-inovação entre Spotify e Google Cloud nos incentiva a superar os limites do que ambas as plataformas podem fazer. A escala em que somos capazes de executar serviços de back-end e processar dados, além da economia de custos que conseguimos alcançar, são cruciais para o sucesso do nosso negócio”.

Texto: TecMundo: