De 2022 para 2023, acesso de notícias pelo app passou de 22% para 43% nos EUA
De acordo com estudo de consumo de notícias do Pew Research Center, a porcentagem de usuários do TikTok que acessam regularmente informações por meio do aplicativo nos EUA aumentou de 22%, em 2022, para 43%, em 2023 — considerado um salto significativo pelo laboratório de pesquisas.
- A pesquisa, realizada de 25 de setembro a 1º de outubro de 2023, entrevistou 8.842 adultos norte-americanos;
- Segundo levantamento, metade da população adulta dos EUA recebem pelo menos algumas notícias nas redes sociais;
- 67% dos entrevistados usam aplicativos para se informar;
- O Facebook lidera como a plataforma de mídia social mais popular para notícias, com 30% dos americanos afirmando que acessam notícias diariamente por lá;
- O YouTube segue em segundo, com 26%, Instagram com 16% e TikTok com 14%.
O estudo também revelou a preferência dos aplicativos entre homens e mulheres dos EUA: o primeiro grupo se informa mais pelo Reddit, X, LinkedIn e YouTube, já o grupo feminino utiliza mais o Nextdoor, Facebook, Instagram e TikTok.
Segundo a Reuters, o levantamento comprova a disputa entre redes sociais e organizações de notícias pela atenção do público, principalmente da geração Z. O cenário também aponta para uma briga no que diz respeito aos orçamentos de anúncios, já que o setor é um dos mais importantes e lucrativos para o ramo on-line.
TikTok e desinformação
A análise da Pew chega em meio a uma nova onda de investigações que acusam o TikTok de desinformação, principalmente após o início do conflito Israel-Hamas.
A empresa enfrenta tanto autoridades dos EUA, como da Europa. Recentemente, após exigências, ela precisou listar as medidas que tem tomado contra conteúdo falso ou violento. O caso segue em análise pelas autoridades dos respectivos governos.
Texto: Tamires Ferreira