O Brasil é destaque entre as pessoas colaboradoras de projetos de inteligência artificial (IA) generativa no GitHub e, segundo a empresa, o país ocupa a sexta colocação no ranking global. O tema tem ganhado notoriedade desde o final de 2022 com o lançamento impulsionado do ChatGPT, ferramenta da OpenAI.
De acordo com a empresa, 65 mil projetos públicos focados em IA generativa foram criados na plataforma em 2023, resultando em um crescimento de 248% em comparação com 2022. O movimento faz com que o GitHub seja “a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo”, afirma Kyle Daigle, COO da companhia.
O relatório The state of the Octoverse, do GitHub, revela números e estatísticas de uso da plataforma em 2023.
“É fascinante ver cada vez mais desenvolvedores brasileiros na plataforma trabalhando com IA e experimentando a criação de aplicativos baseados em IA, contribuindo para a próxima era de inovação global de software”, diz Daigle.
Segundo a empresa, cada vez mais pessoas desenvolvedoras têm utilizado modelos de linguagem de companhias como a OpenAI nos seus projetos. A expectativa do GitHub é que mais profissionais adotem as ferramentas de IA em seus projetos na plataforma. De acordo com a pesquisa State of the Octoverse, 92% dos usuários da plataforma já utilizam ou experimentam alguma ferramenta de IA generativa nos seus projetos.
Em 2023, o uso de IA generativa em projetos do GitHub atingiu o top 10 de mais populares entre os contribuidores em código aberto. Em projetos privados, o crescimento foi de 38% em comparação com o ano anterior.
Quais países mais utilizam o GitHub?
Também na pesquisa Octoverse, o GitHub compartilhou estatísticas de uso por pessoas desenvolvedoras de diferentes países e regiões. Atualmente, esses são os países com mais pessoas desenvolvedoras da plataforma:
1. Estados Unidos
2. Índia
3. China
4. Brasil
5. Reino Unido
6. Rússia
7. Alemanha
8. Japão
9. Indonésia
10. Canadá
A expectativa para até 2028, porém, é de que a lista inverta algumas posições. A Índia, por exemplo, pode ultrapassar os EUA, enquanto o Brasil pode assumir a terceira colocação no top 10.
O Brasil pode chegar ao terceiro lugar no ranking global do GitHub até 2028.
Na América do Sul, o Brasil é o país com mais pessoas desenvolvedoras no GitHub, mas Argentina e Bolívia registraram, neste ano, o maior aumento na sua base de usuários:
1. Brasil: 4,3 milhões (+30% ano a ano)
2. Argentina: 925 mil (+33% ano a ano)
3. Colômbia: 872 mil (+31% ano a ano)
4. Chile: 437 mil (+26% ano a ano)
5. Bolívia: 105 mil (+33% ano a ano)
O crescimento expressivo do Brasil se dá pela expansão do GitHub Sponsors. Inaugurado no país em 2022, o programa permite que a própria comunidade apoie financeiramente pessoas e organizações a partir dos seus projetos open source.
Sobre o uso de IA generativa por indivíduos, o GitHub aponta um crescimento de 148% em comparação com o ano anterior. EUA, Índia e Japão lideram em quantidade, com Hong Kong, Reino Unido e Brasil em seguida.
*O jornalista viajou para San Francisco, Califórnia (EUA), a convite do GitHub.
Texto: TecMundo