Usuários estão recebendo alertas sobre a possibilidade de perder arquivos e lembranças importantes

Se você possui mais de uma conta do Google é uma delas está inativa por muito tempo, saiba que o prazo para não perder os seus dados está terminando. A gigante de buscas confirmou que todas as contas sem atividade nos últimos dois anos ou mais serão deletadas a partir de dezembro.

Usuários que se enquadram nesta situação inclusive já estão recebendo alertas sobre a possibilidade de perder arquivos e lembranças importantes.

Como não perder uma conta inativa do Google?

A boa notícia é que existem algumas formas simples de se prevenir e não perder nada. Uma maneira é simplesmente usar as credenciais da conta antiga para acessar algum serviço do Google (como o YouTube, por exemplo).

  • O simples ato de logar no Gmail para verificar e-mails já é o suficiente.
  • Usar a conta para acessar outros aplicativos do Google também funciona.
  • No Android, basta baixar um aplicativo na Play Store usando a conta antiga.
Pessoa acessando o Google num notebook
(Imagem: Thaspol Sangsee/Shutterstock)

O que o Google vai apagar a partir de dezembro? 

A empresa vai deletar tudo que esteja atrelado a conta inativa, ou seja:

  • Arquivos salvos no Google Drive e Google Fotos.
  • Calendário/eventos salvos na Agenda;
  • Documentos e arquivos do Workspace (Documentos, Apresentações e Planilhas);
  • E, por fim, o seu endereço de e-mail do Gmail;

Se ainda assim perder a sua conta, tenha em mente que o seu endereço de e-mail deixará de funcionar, ou seja, será preciso trocá-lo caso esteja cadastrado em lojas e serviços de terceiros.

Como visto acima, a chande de perder alguma coisa importante é grande. No fim, se for um e-mail muito antigo, o usuário não precisa fazer nada. Tudo será apagado automaticamente pelo Google.

Segundo a empresa, apagar contas inativas serve como reforço na segurança. Muitos e-mails antigos não contam com funções de proteção como a verificação por dois fatores, por exemplo, e podem ser explorados por cibercriminosos para tentar aplicar golpes.

Texto: Gabriel Sérvio